sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Comparação de Hardware: Nintendo 64 Vs PlayStation

Posted by | outubro 07, 2016


A boa e velha discussão na guerra dos consoles sempre foi qual era o melhor, o mais potente e qual tinha os melhores gráficos. Antes, quando éramos crianças e adolescentes (sem o acesso a internet), não tínhamos informações ou as especificações técnicas do consoles (e ninguém fazia essa comparação mais profunda na época, eram comparações mais simples), o que se fazia era jogar e ver qual era melhor no olho e no “achismo” (talvez essa não seja a melhor forma para se comparar hardwares).


Hoje é complemente diferente, pois o conhecimento é mais difundido e as pessoas podem saber mais sobre algo, e a mídia especializada (a impressa de games ou voltada para a tecnologia), fazem a “dissecação” dos aparelhos e testes de desempenho (como o benchmarking).
The Ben Heck Show é um canal no YouTube que é justamente voltado para a tecnologia em geral, ele faz desde a “dissecação” dos aparelhos, como a avaliação, conserto e, até mesmo, mods e hacking (no sentido de criar algo a partir de outra coisa, modificando do seu uso original). Um dos seus vídeos é sobre uma comparação mais profunda entre o N64 e o PlayStation, veja:


Caso você não entenda Inglês, eu irei resumir um pouco do que foi mostrado.
O PlayStation tem um esquema de hardware um pouco mais complexo, onde a CPU, GPU e APU (Audio Processing Unit, ou Unidade de processamento de Áudio), cada uma delas tem a sua própria memória RAM, a unidade óptica é ligada na CPU, que por sua vez manda instruções para a GPU para que desenhe algo (os gráficos do jogo), a taxa de transferência de dados entre essas unidades é baixa, por isso que existe os “loading” no console.
 (Esse é um esquema bem simplificado do PS1, feito por mim no Paint)
No N64 a história é bem diferente, o Hardware em si é mais simples e em vez da CPU ser a figura central do Hardware, é a GPU. A GPU (a.k.a. RCP = Reality Co-Processor) está ligada diretamente no slot de cartucho (e no slot de expansão do 64DD) e na memória RAM que por sua vez no slot de memória (que é onde é colocando o Jumper Pak e o Expansion Pak, que “fecham” o circuito e que fazem o sistema funcionar). A CPU é ligada na GPU e caso ela queira acessar a memória RAM, ela tem que passar pela GPU antes, esse tipo de esquema prejudicar o desempenho final do N64, que poderia ser muito melhor. Outro detalhe interessante sobre o N64 é que ele possui um chip específico para os controle, por ele ter o suporte a 4 controles (não coloque ele no esquema abaixo).
 (Esquema simplificado do N64, feito por mim no Paint)

[Atualização]
(Encontrei essa imagem que é mais detalhada)

Um outro ponto positivo para o N64 é que com isso o cartucho fazem "parte" do sistema, auxiliando no seu funcionamento, e como o Hardware do N64 é mais potente que o do PS1, faz que o console não tenha "loadings", por outro lado, tornar o videogame algo bem mais complexo para se desenvolver games.

Para mais detalhes sobre o hardware do N64, leia as postagens do Gabriel Ventura, onde ele fala com um pouco de mais sobre o Hardware do N64:
Parte 1 – Introdução e processador
Parte 2 – Memória RAM
Parte 3 – RCP e gráficos

Nós citamos o canal do The Ben Heck em nosso último podcast (ouça aqui), ele já fez um Dreamcast portátil, fez a comparação entre o Snes e MegaDrive, dissecou e consertou o Nintendo PlayStation e muitos mais. É um canal recomendado para as pessoas que sejam interessadas nesse tipo de assunto.
Espero que tenham gostado dessa postagem. E o que acham? Será que o hardware do N64 realmente foi mal utilizado para a sua época? Comentem e até a próxima.


Fonte da imagem do N64: n64squid.com

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 3 )

Comentários ( 3 )

  1. SarcastiCat escreveu:
    8 de maio de 2017 às 14:52
     

    psx venceu fácil, pois sua bliblioteca de games era absurdamente melhor, fora que piratear cd's era um coringa extra.

  2. Mardones escreveu:
    17 de dezembro de 2018 às 16:12
     

    Existe algum game de N64 que tenha sido projetado em 64 bits? Se tiver poderiam fazer uma lista de quais são esses games.

  3. Wagner Martins escreveu:
    25 de março de 2024 às 13:08
     

    você podia ter ficado sem essa. 40% dos jogos do n64 deixaram legado, hydro thunder virou arcade, rush séries (que revolucionou a ponto de ter jogo baseado nele até hoje tipo track mania, musica retro wave voltou por conta do rush), ou o extreme-g que existe vários jogos e filmes tentando imitar até hoje, C&C que é simplesmente a raiz de todo jogo moderno, Body Harvest (que deu origem ao gta), ocarina of time (nomeado o melhor rpg de todas as datas), assim por diante...

    já a maioria dos jogos do psx foram descontinuados ou tiveram impacto pequeno no mercado, tipo crash, ou eram jogos repetidos de outros lugares, como tomb raider, a salvação foi o C&C red alert, que foi um titulo estrondoso, de resto a sony abandonou ou não teve impacto significativo, muitos jogos substituidos. e pior que os bons os fãs não gostavam, tipo tenchu... da pra contar nos dedos os jogos que deixaram marca como o god of war, mas ainda sim não influenciou o mercado, pois devil may cry tomou lugar e era de PC também.

    e ainda sim o n64 venceu em todas as especificações técnicas, com 2/3 de vantagem. em resumo, GOSTAR mais de um console não o faz vencer, o ps1 foi um bruto perdedor, vendeu por causa de propaganda, enganaram os clientes falando que era "mais" forte e vendia a preço de banana, mas ainda sim é um console perdedor.

    pelo menos eu tenho noção disso, mesmo amando ele e achando ele o ps mais legal de todos.

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template