A boa e velha
discussão na guerra dos consoles sempre foi qual era o melhor, o mais potente
e qual tinha os melhores gráficos. Antes, quando éramos crianças e adolescentes
(sem o acesso a internet), não tínhamos informações ou as especificações técnicas do
consoles (e ninguém fazia essa comparação mais profunda na época, eram comparações mais simples), o que se fazia era
jogar e ver qual era melhor no olho e no “achismo” (talvez essa não seja a melhor
forma para se comparar hardwares).
Hoje é complemente diferente, pois o conhecimento é mais difundido e as pessoas podem saber mais sobre algo, e a mídia especializada (a impressa de games ou voltada para a tecnologia), fazem a “dissecação” dos aparelhos e testes de desempenho (como o benchmarking).
The Ben Heck
Show é um canal no YouTube que é justamente voltado para a tecnologia em geral,
ele faz desde a “dissecação” dos aparelhos, como a avaliação, conserto e, até
mesmo, mods e hacking (no sentido de criar algo a partir de outra coisa,
modificando do seu uso original). Um dos seus vídeos é sobre uma comparação mais
profunda entre o N64 e o PlayStation, veja:
Caso você não entenda Inglês, eu irei resumir um pouco do que foi mostrado.
Caso você não entenda Inglês, eu irei resumir um pouco do que foi mostrado.
O PlayStation
tem um esquema de hardware um pouco mais complexo, onde a CPU, GPU e APU (Audio
Processing Unit, ou Unidade de processamento de Áudio), cada uma delas tem a
sua própria memória RAM, a unidade óptica é ligada na CPU, que por sua vez
manda instruções para a GPU para que desenhe algo (os gráficos do jogo), a taxa
de transferência de dados entre essas unidades é baixa, por isso que existe os
“loading” no console.
(Esse é um esquema bem simplificado do PS1, feito por mim no Paint)
No N64 a
história é bem diferente, o Hardware em si é mais simples e em vez da CPU ser
a figura central do Hardware, é a GPU. A GPU (a.k.a. RCP = Reality Co-Processor) está ligada diretamente no slot de
cartucho (e no slot de expansão do 64DD) e na memória RAM que por sua vez no slot de memória
(que é onde é colocando o Jumper Pak e o Expansion Pak, que “fecham” o circuito
e que fazem o sistema funcionar). A CPU é ligada na GPU e caso ela queira
acessar a memória RAM, ela tem que passar pela GPU antes, esse tipo de esquema
prejudicar o desempenho final do N64, que poderia ser muito melhor. Outro
detalhe interessante sobre o N64 é que ele possui um chip específico para os
controle, por ele ter o suporte a 4 controles (não coloque ele no esquema abaixo).
(Esquema simplificado do N64, feito por mim no Paint)
[Atualização]
(Encontrei essa imagem que é mais detalhada)
[Atualização]
(Encontrei essa imagem que é mais detalhada)
Um outro ponto positivo para o N64 é que com isso o cartucho fazem "parte" do sistema, auxiliando no seu funcionamento, e como o Hardware do N64 é mais potente que o do PS1, faz que o console não tenha "loadings", por outro lado, tornar o videogame algo bem mais complexo para se desenvolver games.
Para mais
detalhes sobre o hardware do N64, leia as postagens do Gabriel Ventura, onde
ele fala com um pouco de mais sobre o Hardware do N64:
Parte 1 –
Introdução e processador
Parte 2 –
Memória RAM
Parte 3 – RCP
e gráficos
Nós citamos o
canal do The Ben Heck em nosso último podcast (ouça aqui), ele já fez um
Dreamcast portátil, fez a comparação entre o Snes e MegaDrive, dissecou e
consertou o Nintendo PlayStation e muitos mais. É um canal recomendado para as
pessoas que sejam interessadas nesse tipo de assunto.
Espero que
tenham gostado dessa postagem. E o que acham? Será que o hardware do N64
realmente foi mal utilizado para a sua época? Comentem e até a próxima.
Fonte da imagem do N64: n64squid.com
Fonte da imagem do N64: n64squid.com
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psx venceu fácil, pois sua bliblioteca de games era absurdamente melhor, fora que piratear cd's era um coringa extra.
Existe algum game de N64 que tenha sido projetado em 64 bits? Se tiver poderiam fazer uma lista de quais são esses games.