sábado, 1 de dezembro de 2018

[Review] Análise Everdrive versão 2.5 (Krikzz)

Posted by | dezembro 01, 2018


A algum tempo atrás nós fizemos análise do Ed64 Plus, que é uma cópia da primeira versão do Everdrive do Krikzz, agora temos a oportunidade de testar o original e vamos avaliá-lo agora.

O que foi dito anteriormente na outra análise se aplica aqui também, entretanto ainda sim eu me repetirei em alguns momentos, principalmente porque eu terei que comparar os dois. E no final eu falarei sobre as diferenças entre as versões 2.5 e 3.0 (que são as duas versões atuais).

Uma pequena história antes de começar

Antes de comprar esse Everdrive, eu tinha o Ed64 Plus, eu passei bastante tempo com ele, e eu não lembro de algum problema muito grave com ele, só não conseguia usar o emulador de Nes (até hoje eu não sei o motivo), exceto por isso eu conseguia jogar vários jogos sem nenhum problema.

Foi quando no final de novembro de 2017 que o Krikkz fez uma promoção no site dele onde todos os everdrives tinham um desconto de 20%, nesse momento eu vi a oportunidade de fazer um "upgrade" e de ter o flashcard 'original', nisso me desfiz do meu Ed64 Plus e esperei pacientemente pelo novo (ainda bem que fiz isso antes da nova taxa dos Correios para encomendas internacionais).

Com isso em mente, eu passei muito tempo com o Ed64 e não tenho nenhum preconceito com ele, sei o quão útil ele pode ser para quem não tem condições em investir no Everdrive, ainda assim a minha análise se baseará somente no produto em si e não na questão monetária por trás, como eu tenho experiências com ambos flashcards, eu tenho mais do que informação suficiente para escrever uma análise e de compará-los.

Agora vamos a análise propriamente dita.

Aparência



O everdrive tem o formato e as mesmas dimensões de um cartucho normal Nintendo 64, se comparado ao Ed64 que a cor e as dimensões são bem diferentes, é bom ver que o Krikzz teve o cuidado de respeitar isso.


O Everdrive se encaixará em qualquer N64, não importando a sua origem (se é japonês, europeu, americano ou brasileiro), assim garantindo que ele seja Region Free.

O Everdrive em si é muito bem construído, veja as fotos abaixo para conferir as estranhas:


Percebam que no próprio Chip está escrito "Back Side" ou "Front Side", já dando o indicativo da orientação dentro do cartucho. Além disso, está impresso no chip em dourado qual é a versão dele e onde foi fabricado

Os detalhes que fazem a diferença

Para quem tem o Ed64 Plus não irá se estranhar com o Everdrive, entretanto irá se surpreender com as “pequenas” adições que foram feitas ao sistema (que de pequenas não tem de nada).

Primeiramente, a versão que os everdrives usam é 2.12 (sendo que o Ed64 usa a v. 1.28, e desde a v. 1.29 o Krikzz refez o OS do Zero), então apesar da aparência do “miolo” na verdade o OS é diferente. Agora os comandos foram simplificados, “A” para confirmar, “B” para cancelar, “Z” para acessar o menu de opções e “Start” para iniciar o último jogo iniciado ... e uma das adições foi a possibilidade de navegar no menu usando o analógico, o D-Pad ainda funciona, entretanto ficou mais conveniente esse layout.

Foi adicionado um pequeno quadro na parte de baixo da tela, que apresentará o nome completo do arquivo, algo muito bom, já que no OS anterior isso não era mostrando em sua plenitude, era preciso mudar a resolução para poder ver o nome completo o que fazia que a fonte ficasse pequena (quem tem problema de visão poderia ter dificuldade para ver), agora isso tudo foi resolvido.




Os everdrives atuais (2.5 e 3.0) possuem agora o UltraCIC, fazendo com que esse evedrive sejam compatíveis com qualquer N64 de qualquer região, além disso, no menu você encontrará a opção de mudar o modo de exibição para NTSC, PAL e PAL-M, um pequeno aviso, muitos brasileiros tem o N64 nacional (PAL-M) isso faz com que alguns jogos no everdrive não funcionem, deixe a opção NTSC acionada constantemente para evitar problemas de compatibilidade, e também forçar as ROMs PAL funciona em NTSC sem qualquer problema. E por último, o everdrive já possui embutido o crack para os jogos da Rare (Jet Force Gemini e Banjo-Tooie).

Agora o próprio Everdrive possui no sistema um aplicativo de Controller Pak, nele é possível fazer coisas bem simples: formatar e fazer backup dos saves, o destaque é o backup do Controller Pak, dessa forma você não perderá os seus saves, e caso você queira ainda tem a opção de auto-backup, dessa maneira o próprio everdrive fará o backup, e caso queira depois pode copiar o backup novamente para o Controller Pak. No mais, para saber o que tem no Controller Pak ainda é necessário entrar em um jogo ou usar um App específico (ou mesmo o GameShark).

E uma das melhorias que foram feitas (que na minha opinião é a melhor) é o salvamento, antes era necessário apertar e seguro o botão “reset” por , pelo menos, 3 segundos e o progresso era salvo só que não apresentava nenhuma tela ou aviso que foi salvo com sucesso, fazendo com que você pudesse perder o seu progresso. Agora no V.2.5 é só preciso apertar o “reset” e pronto! Voltará no menu e por 1 segundo vai aparecer uma tela mostrando o progresso sendo salvo, isso traz um alívio enorme na alma, saber que você não perdeu o seu progresso no jogo! E só ter uma janela mostrando essa ação feita é algo ainda melhor!

Se você leu o nosso texto sobre o Anti-Aliasing do N64, fique feliz em saber que o Everdrive é compatível com os arquivos IPS, usando justamente para patchear as ROM’s, com isso não precisará ficará aplicando o patch em cada jogo no Pc, simplesmente pode fazer isso direto no everdrive, claro que o IPS também são usados para modificar as ROMs, e você pode fazer isso normalmente. Também foi adicionado um GameShark, que você pode colocar o cheat antes do jogo ou criar um documento (txt) com os cheats e ativá-los antes de jogar, outra adição que faz que seja super conveniente ter um everdrive, fazendo com que ter um GameShark seja praticamente inútil (exceto que o GS tem um gerenciador de Controller Pak mais completo que o Everdrive e é mais prático para salvar os cheats). Um aviso importante, NUNCA use o seu Everdrive em conjunto com um GameShark! Isso pode danificar ambos aparelhos!

Outra adição que é muito bem vinda é a possibilidade de executar um auto-teste para saber se todos os componentes do Everdrive estão funcionando perfeitamente, assim é bem mais fácil de identificar o problema (além de tornar a vida do suporte também mais fácil).
(Tela de Self Test do Everdrive)

Como disse, pequenos detalhes fazem toda a diferença, um desses detalhes é que agora é possível ver quando foi fabricado o seu Everdrive, juntando isso com o auto-teste, se o seu everdrive dar defeito em algo, é possível descobrir tudo facilmente, e com a garantia de 1 ano do Krikzz é capaz de ele resolver o problema. Se o Ed64 apresentar um problema, é bem provável que você ficará chupando os dedos e terá que comprar outro.

(Esse trecho se encontra no site do Krikzz e basicamente fala que o everdrive tem garantia de 1 ano)

De acordo com o site do Krikzz, a velocidade de transferência de dados do SD é de 23Mbyte/s, dessa forma, o carregamento dos jogos é muito rápido, praticamente é algo que dura 1 a 2 segundos, o Pokémon Stadium 2 (que é um dos maiores jogos do N64) ainda demora um certo tempo para ser carregando, só que é algo muito rápido, e comparando com o Ed64 plus é com certeza uma melhora imensa.

O Everdrive ainda continua a ter uma compatibilidade de quase 100% com a biblioteca do N64, isso não mudou! Exceto em alguns casos específicos apresentará algum problema (que citarei logo em seguida).

Uma excelente adição ao sistema do Krikzz foi a possibilidade de jogar os games do 64DD (as Roms convertidas) no meu padrão, algo que antes só era possível no Alt64. Só que esse novo OS do Krikzz oferece uma melhoria em relação ao do Alt64, o salvamento dos jogos do 64DD são bem mais rápidos, algo que dura bem menos do que 32 segundos (comparado aos 10 minutos do Alt64).

Também é possível jogar NES e GameGear no everdrive (apesar de eu não recomendar o último), porém podemos considerar isso como um "bônus".

A Alternativa não mais atraente

Se no Ed64 Plus o Alt64 era uma alternativa boa e melhor do que o OS padrão, no Everdrive não é nenhuma vantagem, o motivo é simples, tudo que o Alt64 faz o Everdrive também faz e até melhor, assim perdeu o sentido de usar essa Alternativa na versão 2.5, assim não é recomendável usar o Alt64. Use-o só se você gostar dele.

Pontos negativos?

Até o momento eu não vejo nenhum ponto negativo nesse produto ... sério!

Sistema simples mas completo.

Funciona perfeitamente conforme prometido pelo Krikzz.

As adições no OS fazem toda a diferença perante a versão anterior.

A única reclamação que posso fazer é que a cor padrão de fonte é branca para os arquivos e se você colocar um wallpaper de fundo branco, não conseguirá ver nada, mesmo assim isso não representa um “deal break”, não influenciará a análise em si.

Outro ponto negativo é o switch que realiza a troca de região (não confundi com a opção que tem no OS), ele se encontra dentro do cartucho, logo atrás do SD, sendo necessário tirar o cartão para poder acessar o switch, apesar que isso também é algo pequeno.




Diferenças entre a versão 2.5 e 3.0

A versão 3.0 do Everdrive é o Premium dos everdrives de N64, apesar das diferenças serem poucas, elas fazem uma diferença no final:

- Salvar o progresso sem precisar apertar o reset;
- Adição do RTC (Real Time Clock) para poder jogar Animal Forrest
- Correção do bug do save no jogo Pokémon Stadium 2
- Adição de uma porta para desenvolvedores

Caso esses “features” sejam algo que você queira, então compre a versão 3.0, entretanto a versão 2.5 atenderá todas as suas necessidades sem problema.

Valeu a pena?

Se você tem o Ed64 Plus e está feliz com ele, tudo bem e continue com ele! Porém é altamente recomendável fazer o upgrade e comprar o Everdrive do Krikzz, essas adições que foram feitas no OS fazem toda a diferença e melhoram em muito a experiência com o mesmo. Na prática pode até não fazer tanta diferença, só que depois de ter experimentados essas adições, você perceberá que o Everdrive no geral é um produto mais completo e refinado, dificilmente irá querer usar o Ed64 Plus novamente.

Pontos positivos:
- Interface simples, funcional e melhorada
- Comandos foram simplificados
- GameShark e IPS patch inclusos
- Auto-Teste para verificação de problemas
- Lista de últimos jogos abertos
- Compatibilidade praticamente de 100%
- Emulador de NES funciona
- Jogos do 64DD convertidos funcionam
- Carregamento de jogos extremamente rápido
- Melhora na hora de salvar os jogos
- Adição de M-PAL
- Region Free
- Possibilidade de fazer Backup dos saves no Controller Pak

Pontos negativos
- Pokémon Stadium 2 e Animal Forrest não são compatíveis (na versão 2.5)
- Não poder mudar a cor da fonte
- O Switch para mudar a região está meio escondido

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 0 )

Comentários ( 0 )

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template