quarta-feira, 25 de julho de 2018

Análise do Filme "Going for GoldenEye"

Posted by | julho 25, 2018


2017 foi marcado como o ano do 20º de aniversário do icônico jogo do Nintendo 64: GoldeneEye 007! Um jogo que teve um impacto enorme tanto para o N64 quanto para a indústria como um todo, principalmente no gênero de FPS nos consoles. Com isso em mente, Jim Miskell queria homenagear esse jogo fazendo um filme, entretanto o que ele tinha em mente era algo totalmente diferente, pois em vez de mostrar o que há de bom no jogo, a intenção do escritor/diretor/editor (sim ele fez tudo isso) foi de ressaltar as partes mais estranhas e engraçadas do jogo.



Influenciado pelos Mockumentaries e o humor britânico, como Spinal Tap e The Office (UK), o Going for GoldenEye tem como objetivo não falar as mesmas coisas que todos falam sobre o jogo (como deixa bem claro logo no início) e sim mostrar como o jogo tem essas peculiaridades e da comunidade em torno, ou seja, aquilo que faz os jogadores gostarem tanto do jogo.

(Spinal Tap e The Office)


No filme, todos os anos acontece o torneio de GoldenEye, nele o Ethan ganhou 19 torneios e pretende ganhar o 20º, só que um novo competidor pretende vencer o torneio Bem Beagle, cujo joga GoldenEye desde do seu lançamento, Ben ainda mora com os pais e é um perdedor na vida, com isso ele quer provar que ele é bom em algo e não somente um perdedor, nisso uma equipe faz um documentário sobre o Ben e de sua participação no torneio.


Nesse formato de documentário, além de retratar vários momentos de antes do torneio e o torneio em si, tem os depoimentos de várias pessoas e personalidades que adicionam uma camada a mais nesse mundo, dando ainda mais credibilidade à história e aos seus fatos.

Muitas das piadas giram em torno do próprio jogo GoldenEye, só que elas vão além e também fazem referências a alguns aspectos do N64 e dos jogos em si. E o Jim não parou por ai, espalhado pelo filme terá várias referências e eater eggs relacionado a Rare, o que agradará os mais atentos de plantão.



É interessante como o filme de certa forma retrata as pessoas que ainda jogam GoldenEye, como sendo estranhas e diferentes, principal o Ben que tenta passar a impressão que é um pessoa normal mas não é, bem como os outros personagens com tanta seriedade em momentos mais absurdos. Ethan (interpretado por Daniel Bruce) é um show a parte, fazendo muito bem o papel de um cara egocêntrico, achando que o mundo inteiro gira em torno dele, só que no final, assim como Ben, ele é um perdedor na vida e é bom somente em jogar GoldenEye. 



Depois de muitos pedidos, Jim lançou o filme em Blu-ray, cujo tem o filme e alguns extras como o comentário do diretor, vídeos extras do Ethan, teste dos atores e cenas excluídas. Esse lançamento tem duas edições a normal que com o Blu-ray e a edição de colecionador, que vem um print exclusivo, um cordão do 20º torneio de GoldenEye, um autografo do personagem Ethan e a embalagem é um caixa com o mesmo layout de um jogo de Nintendo 64 (europeu), com isso, o filme pode ficar ao lado do grande do 007 na sua estante. Vale a pena fazer um investimento extra para se ter a versão de colecionador.


(Edição limitada vem nessa caixa)

Um dos pontos negativos é que o lançamento em Blu-ray não conte legendas (nem mesmo em Inglês), e como o filme é britânico tem um sotaque bem forte, assim caso você não manje inglês não será possível acompanhar o filme. Infelizmente o Blu-ray não tem muitos extras (algo que o próprio diretor reconheceu e promete que não acontecerá com a continuação).


No final, GoldenEye é justamente como jogo cujo tem a intenção de juntar a galera e se divertir, rir dos momentos estranhos, fazer várias piadas internas e no final de tudo lembrar dos bons momentos que tivemos com o jogo e com os amigos. Apesar de ser o primeiro trabalho do Jim, o filme foi muito bem dirigido e editado, mostrando ser um diretor bem promissor. Contudo, no fim do dia esse filme é feito por um fã para todos os outros fãs desse clássico que tanto amamos dos anos 90.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 0 )

Comentários ( 0 )

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template