segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Utilidade pública: Cartuchos que usam bateria interna [Atualizado]

Posted by | setembro 18, 2017

Hoje traremos mais um post de utilidade pública, esse será um complemento do post passado que era sobre os games que são compatíveis com o Controller Pak (clique aqui para ler), a lista de hoje será incrivelmente pequena.


Basicamente, existe esse método de salvamento onde se tem uma bateria (no caso do N64 é a CR2032) onde permite que informações sejam armazenadas no cartucho (método bem similar à BIOS de Pc) enquanto tiver energia, depois que a bateria se esgota as informações são perdidas, com isso, de tempos em tempos é necessário efetuar a troca da bateria. A duração da bateria pode variar, dependendo de game para game, mas pode-se considerar um tempo entre 10 anos a 20 anos.

Essa lista é muito importante para que todos fiquem atentos quanto aos cartuchos. O foco da lista é a versão americana dos games, porém eu vou incluir alguns poucos jogos japoneses.

  • 1080 Snowboarding
  • Dezaemon 3D (JAP, 768Kbit)
  • F-Zero X
  • Harvest Moon 64
  • Hoshi no Kābī 64 (A versão americana do Kirby 64 não usa bateria)
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • Major League Baseball featuring Ken Griffey Jr.
  • Mario Golf
  • The New Tetris
  • Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber
  • Resident Evil 2
  • Super Smash Bros.
  • WCW/NWO Revenge
  • WWF: Wrestlemania 2000
Animal Forrest (a.k.a Animal Crossing) também tem bateria, porém ela é usada para o RTC (relógio interno).

[Atualização] 
O Marcos Zelante, nos comentários citou mais alguns jogos japoneses que tem bateria:
  • Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1 Ketteiban!
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 5
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 6
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 2000
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu Basic Han 2001
  • Jinsei Game 64
  • Nushi Tsuri 64 - Shiokaze Ni Notte
  • Pocket Monsters Stadium 1

Notem que a quantidade de jogos que usam esse método é muito pequena (ainda bem!), assim ao pesquisar por jogos, lembre-se dessa lista (Off Topic: eu acho engraçado ver um anúncio do tipo "Pokémon Stadium salvando" e penso "mas Pokémon Stadium não tem bateria, por que não salvaria?", isso mostra o nível de informação do vendedor quanto ao produto que ele vende, isso acontece com uma frequência maior do que parece).



Espero que esse post tenha sido de grande utilidade.

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Comentários ( 14 )

  1. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Fala, Marcos!

    Muito obrigado mesmo.
    É difícil de encontrar uma lista que fale dos games japoneses que usam bateria interna, exceto aqueles que são mais famosos e procurados. Eu vou atualizar a lista.



    É interessante que o primeiro "Pokémon Stadium" do Japão usa bateria, pois todos os outros não usam.

  2. Marcos Zelante escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Olá Alex, uma pequena contribuição, para aumentar sua lista, estes são alguns dos jogos japoneses da minha coleção que usam bateria interna:
    - Doubutsu no Mori
    - Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1 Ketteiban!
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 5
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 6
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 2000
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu Basic Han 2001
    - Jinsei Game 64
    - Nushi Tsuri 64 - Shiokaze Ni Notte
    - Pocket Monsters Stadium 1

  3. Mardones escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Caraca! Deixa eu vê se eu entendi. Si esses games da lista é que usam aquela pilha redondinha como método de salvamento, e todos os outros que salvam usam aquela outra memória?!

  4. Mardones escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Muito legal, não sabia. Pensei que todos que salvavam usavam a bateria. Ótimo Post.

  5. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Sim, o próprio exemplo que citei no texto, Pokémon Stadium 1 e 2 não usam baterias, eles usam outro tipo de memória (algo parecido que usamos em pendrive hoje). Realmente são poucos os games que usam bateria no N64.

  6. Alex Vasco escreveu:
    28 de setembro de 2017 10:28
     

    Eu acredito em um método bem simples pra saber se tem ou n bateria: o peso do cartucho. Se é mais pesadinho é pq tem bateria. Se quiser colocar na lista, mais um game japonês q usa bateria: Shiren the Wnderer 2

  7. Rafael Roza escreveu:
    29 de julho de 2019 08:23
     

    Bom dia.
    Tenho o Ocarina que não tá salvando, troquei a bateria e cositnua não apagando o save ao delisgar/reiniciar o N64. Verifiquei os polos e estão corretos, testei a carga da bateria com um multímetro e tá cheia.
    Alguém sabe o que pode ser?

  8. Alexandre Viana escreveu:
    7 de agosto de 2019 12:42
     

    https://uploads.disquscdn.com/images/cb17ea5f2eed5bae6329c1732e6fb192f5a99230cdf385c70080c0b3ae1577db.png

    Possivelmente o chip atingiu o seu ciclo de vida útil. Toda memória tem um ciclo de vida útil que é composto de gravação e regravação, no momento que a memória atinge o seu limite, ela não salvará mais.

    Se você tiver um GameShark Pro, pode tentar formatar o cartucho.

    Também verifique se as trilhas do cartucho estão todas perfeitas.

    Em último caso, você precisará encontrar um cartucho de 64 que use o mesmo tipo de memória/salvamento do Ocarina e fazer um transplante de chips para que volte a funcionar (imagem em anexo).

  9. Rafael Roza escreveu:
    8 de agosto de 2019 14:55
     

    Eu to achando que a bateria tá ruim mesmo, eu troquei por uma que já estava usada num controle, mas ele pouco usado, vou tentar colocar uma nova.
    Obrigado.

  10. Rafael Roza escreveu:
    14 de agosto de 2019 16:37
     

    Fiz aquele mod com soquete para bateria CR2032 (peguei de uma placa mãe queimada) e deu certo. Fiz um jogo no domingo (11/08) e ontem (13/08) estava lá, o console ficou fora da tomada e o cartucho desplugado do console.
    O soquete é fundo e o cartucho ficou um pouco aberto na lateral dele, mas entra no slot e funciona normalmente.
    Obrigado.

  11. Alexandre Viana escreveu:
    15 de agosto de 2019 13:34
     

    Que bom, era só problema de contato mesmo.


    Pois dependendo de como você fez da primeira vez, a bateria não deveria ter ficado fixa corretamente, agora com esse soquete fica mais fácil de realizar a troca.

    Você tem fotos do mod?

  12. Rafael Roza escreveu:
    16 de agosto de 2019 09:47
     

    Não tenho, mas vou tirar esse fim de semana e posto aqui.

  13. Rafael Roza escreveu:
    19 de agosto de 2019 09:16
     

    https://uploads.disquscdn.com/images/89c8c5dc023b7afd6aec40aa902757a14eb6193168fab004fa8ed06cc1a985a5.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/d5b79aecc0820a0200ed9c7bc0f96dd89fdf1f2f701a83aaff317c741c901f96.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/55faa7fd6189924d93945f88002d3b9b07c731096746dd6991f04283df25b13c.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/521e069778f48b594edbb99db0314776a15773c494ff5e9528a29acb613da801.jpg

  14. Alexandre Viana escreveu:
    20 de agosto de 2019 10:14
     

    Realmente, pela foto dar para notar que você não usou muita solda, nesse caso não é preciso ter medo de exagerar na solda já que o objetivo é fixar bem o soquete, pois a mínima oscilação faria você perder o seu save do mesmo jeito. Apesar que eu entendo perfeitamente a sua hesitação, eu mesmo quando ou lidar com solda, tenho o maior receio que vá dar errado, só com o tempo que você fica mais seguro para soldar.

    Eu não sei se você tem o GameShark Pro, caso tenha, era possível fazer um backup do save para o Controller Pak e depois tentar importar novamente para o cartucho (talvez não desse certo também, eu mesmo nunca testei no Zelda).

    A estimativa é que uma bateria dessa dure entre 10 a 15 anos em um cartucho, ou seja, se a solda não atrapalhar agora, você só terá que mexer nesse cartucho, no mínimo, em 2029/2030...

    Obrigado pelas fotos!

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