quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Cancelado: Contra Spirits 64

Posted by | dezembro 01, 2016




Contra é uma série clássica dos games, principalmente nos consoles da Nintendo com o Contra, Super C e Contra 3: Alien Wars, apesar de que Contra nunca foi realmente uma franquia exclusiva da Nintendo. Após uma primorosa fase nos 8 e 16 bits, a transição para o 3D não foi um das melhores.

A série sofreu bastante nos anos seguintes, suas primeiras aventuras 3D foram o Contra: Legacy of War e C: The Contra Adventure, ambos lançados para o PlayStation e desenvolvidos pela  Appaloosa Interactive.

O Contra Spirits 64 (CS64) era um game que estava sendo desenvolvido pela própria Konami, ele foi pela primeira vez mencionado em uma entrevista na Nintendo Official Magazine Nº 55, pelo então presidente da Konami Oasaka, Kuniaki Kinoshita (outros games feitos pela Konami Osaka estão Hybrid Heaven, Rakugakids e os dois Goemon do N64).

A Konami não deve ter gostado muito do trabalho da Appaloosa e por isso que eles estavam desenvolvendo o CS64.

Várias revistas de games na época reportaram essa notícia, uma delas a Games X número 17:

(N64 recebeu a maioria desses games, mas o Contra e Gradiusnem viram a luz do dia)

No ano seguinte (1998), a revista Nintendo Official Magazine anunciou que o CS64 seria adiado para o próximo ano (1999).
(Probotector é como o Contra é chamado na Europa)

O motivo do cancelamento foi o mau desempenho do N64 no Japão o que desmotivou a Konami a levar o projeto para frente, conforme pode ser constatado na declaração do porta-voz da Konami para a IGN em 1999:

“Contra estava planejado, mas a equipe foi desfeita e agora todos os membros agora trabalham em projetos diferentes [...] (CS64) está, definitivamente, arquivado”

“Há uma preocupação com as fracas vendas do N64 no Japão[…]”¹

Não há muitas informações sobre esse projeto.

Há rumores que dizem que posteriormente o projeto do CS64 foi ressuscitado e foi lançado para o PlayStation 2, que seria o Contra: Shattered Soldier. O produtor/diretor Nobuya Nakazato trabalhou diversos games na Konami, dentre eles os Contra de Snes e Mega Drive, Rocket Knight Adventures e Castlevania: Symphony of the Night, entretanto não há nenhum indicativo que ele estivesse envolvido no CS64.

(Será que o Shattered Soldier é o Contra que deveria ser do N64?)

Em uma entrevista para a GameSpot (na época do Contra Shattered Soldier), Nobuya Nakazato fala brevemente da sua história:

GameSpot: Você pode nos contar um pouca da sua trajetória na Konami?

Nobuya Nakazato: Eu entrei na Konami a 14 anos atrás como graphics designer, eu, basicamente trabalhei em alguns games para o NES, incluindo Tartarugas Ninjas e outros games de menor importância. Depois disso, eu fui promovido para diretor e fiz Contra 3: Alien Wars para o Snes. Então eu trabalhei no Rocket Knight Adventures para o Mega Drive, que foi seguido pelo Contra: Hard Corps. Eu estava começando a fica cansado de jogos de ação e comecei a pensar em games como fortes elementos de RPG, e o resultado foi o Vandal Hearts. Ao mesmo tempo eu auxiliei o no Castlevania: Symphony of the Night como graphic designer. Agora eu  estou trabalhando no Contra: Shattered Soldier para o PS2 e Contra para o GBA.”¹

Na mesma entrevista para a Gamespot, quando perguntado sobre o tempo de desenvolvimento do Shattered Soldier, Nobuya Nakazato falou:

GameSpot: Quanto levou o desenvolvimento do jogo (Shattered Soldier)?

NN: Desde as artes de conceito, por volta de 2 anos.”¹

Com isso, é possível ver o que o início do Shattered Soldier é de, por volta, 2000, algo próximo do cancelamento do CS64 (1999), o que pode significar de CS64 possa ter virado o Contra de PlayStation 2 posteriormente. Ainda sim, é difícil de confirmar isso, pois não temos muita ideia de como seria o CS64 a não ser pelo fato que seria uma continuação diretamente do Contra 3.

A perda do Contra 64 foi significativa? Acham que poderia ter sido um ótimo game?

Comentem ai embaixo e até a próxima.

¹ Trechos tirados dos seus respectivos sites originais e traduzidos por mim.



Nos acompanhe nas nossas outras páginas do YouTube e Facebook.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 2 )

2 Comentários

  1. Ulisses 8 Bits escreveu:
    2 de dezembro de 2016 às 23:20
     

    Putz, agora fiquei chateado. Eu gosto muito de Contra, e acho que o 64 era o console ideal pra ele chegar ao máximo. Principalmente em um ambiente 2.5D. Ficaria sensacional. ou 2D mesmo, haja vista o do DS que é bem legal.

  2. Alexandre Viana escreveu:
    5 de dezembro de 2016 às 15:53
     

    Esse game era promissor, a Konami estava ela mesma fazendo e série uma continuação do game do Snes, seria uma ótima adição para a biblioteca do videogame. O mais provavel é que seria uma mistura de 3D com 2D, no final dos anos 90 o foco era o 3D, nem tanto o 2D.


    O Contra 4 é o máximo, talvez o melhor contra já feito!

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template