sexta-feira, 13 de maio de 2016

Utilidade pública: Como melhorar a imagem de alguns jogos com o GameShark

Posted by | maio 13, 2016

Recentemente o canal do YouTube, "My Life in Gaming", lançou um novo vídeo sobre como remover o Anti-Aliasing em alguns jogos do N64.


Segue o vídeo em inglês:


Entretanto, caso você não entenda inglês é só continuar lendo.


Antes precisamos entender o que é Anti-Aliasing.

O Anti-Aliasing é, resumidamente, um método usado e objetos 3D (poligonais), onde o seu objetivo é aplicar um filtro para diminuir ou eliminar o serrilhamento que apresenta nos gráficos.

Um exemplo de Anti-Aliasing é essa imagem abaixo:




(Clique para aumentar e ver melhor)

Conforme, explicado no vídeo, o Nintendo 64 faz esse processo tanto em nível de Hardware e Software, sendo que existem dois processos que são feitos (simplificando), o primeiro adiciona o Anti-Aliasing e outros filtros, o segundo filtro borra a imagem, tudo isso é feito para dar uma apresentação de imagem mais suave e menos "pixelada", como é no PlayStation 1.

E como a revolução de imagem do N64 é pequena, a maioria de jogos tem resolução de 240p, em uma Tv de tubo não tem problema, contudo ao usar em Tv maiores e mais moderna o gráfico fica extremamente feio, a imagem fica toda borrada/desfocada.

Recentemente foi descoberto algo interessante, que com o uso do GameShark seria possível eliminar o AA para obter uma imagem mais definida. É importante salientar que é recomendável usar as últimas versões do GameShark, sendo a V3.0 ou V3.3, porém a boa notícia é que é possível fazer o "Update" do Firmware do GS.

Para mais detalhes sobre GameShark e de como se faz esse Update, veja essa página que ensina mais sobre.

Nessa página, você encontrará uma lista com os códigos que são necessário introduzir no GameShark:
http://www.retrorgb.com/n64blur
Por enquanto a maioria do jogos na planilha são Europeus (PAL), mas isso deve atualizado conforme o passar do tempo.

Porém a novidade não acabar aqui, caso você tenha um Flashcard (podendo ser o Everdrive 64 do Krikzz ou o Ed64 Plus), é possível se aproveitar da remoção do AA.

O usuário Poregon está distribuindo em seu site patch's, arquivo que são aplicados a ROM original modificando-a para que determinados objetivos, que no nosso caso é remover o AA.

http://n64.poregon.com/shared/

A sugestão é que use os arquivos .APS, em vez de usar o IPS. Caso use os arquivos .APS, é necessário usar o programa WinAPS (para baixar, clique aqui), é um programa simples de usar, não precisa instalar, somente precisa extrair, porém o WinAPS só aceita as ROMs de N64 com a extensão .z64. Se você for usar o IPS, o programa necessário é o LunarIPS (Para baixar, clique aqui), programa igualmente fácil de usar e não necessita de instalação, a diferente entre o WinAPS e o LunarIPS é que o LunarIPS aceita todas as extensões de arquivos.

Caso você use o Everdrive 64, esse processo pode ser feito diretamente no cartucho. Basta copiar os arquivos .APS ou .IPS para a seguinte pasta (SD:/ED64/AUTO/) e antes de jogar o game, selecione a patch para ser aplicado. Lembrando que tanto o arquivo de ROM quanto o Patch deverão está com o mesmo nome.

É importante salientar que nem todos os games irão apresentar uma melhora gráfica, alguns poderão ficar bons e outros não, o resultado dependerá da televisão que a pessoa estiver usando, do cabo e do gosto pessoal, assim é necessário que a pessoa faça o teste por isso mesma e veja se o resultado é bom ou não.

Conforme eu já havia dito no meu artigo sobre "Minha jornada pela imagem perfeita" (clique aqui para ler), o meu "setup" é uma televisão de 32" pol. LCD + um cabo S-vídeo + Upscaller para 720/1080p. Testei alguns jogos, a maioria que testei obtive resultados positivos, dentre alguns games posso citar: Super Mario 64, Winback, Indiana Jones and the Infernal Machine, Pokemon Stadium, Fighter's Destiny e Donkey Kong 64.

Os resultados que mais me impressionaram foram o Winback e Donkey Kong 64.

Aviso!!!
As imagens foram tiradas diretamente da tela da televisão, o que não é a melhor forma de constatar a diferença, porém ainda é possível reparar em algo. O resultado dependerá do seu "setup" e televisão que usa.

Castlevania "64"

 (Borrado-Man e Pixel-man)


Donkey Kong 64

 (Reparem nos detalhes da folhas ao fundo)

 Jet Force Gemini

(Vejam o contorno do personagem e os detalhes do Background)

Mischief Makers

(Não teve diferença aparente)

 Winback

(Reparem no caminhão ao fundo e o cabelo do personagem)

O Winback pode aparecer que não teve tanta diferença, entretanto sem o AA o game ficou extremamente mais bonito e detalhado, só vendo pessoalmente para ver a diferença real. Também testei o Chopper Attack, originalmente o game é muito borrado, sem o AA fica muito mais bonito, por outro lado o Rush 2 ficou muito serrilhado sem o AA, assim é melhor manter o filtro. O resultado pode variar de game para game, assim eu recomendo fazer o teste por conta própria e ver qual é a melhor configuração para cada game.

Por último, os emuladores de N64 já possui uma gama de filtros e efeitos para dar esse polimento nos jogos, então não é necessário usar esse processo caso você for jogar em emuladores. Além disso, esse processo serve para remover a primeira parte de tratamento da imagem, ou seja, removendo o AA.

E essa é mais uma forma de conseguir melhorar a imagem do N64, espero que esse artigo ajudem a todos, assim como o anterior pode ter ajudado.

Dúvidas é só comentar!

E você? Já experimentou esse método? Quais resultados você obteve? Deixe a sua experiência aqui nos comentários também.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 3 )

Comentários ( 3 )

  1. rhesuhs escreveu:
    10 de junho de 2017 às 17:55
     

    Sinceramente, eu adquiri recentemente um Gameshark 3.3 pra conseguir testar os gráficos sem o Anti Aliasing e não sei se aprovo não. Alguns jogos ficam com serrilhados extremos, deixando muito nítida a baixa resolução, mesmo na minha TV de tubo. É algo a se pensar, mas acho que o AA foi uma benção nessa época aí, um diferencial de hardware muito bom do N64.

  2. Alexandre Viana escreveu:
    12 de fevereiro de 2020 às 07:40
     

    O resultado depende de jogo a jogo mesmo.


    Alguns jogos se beneficiam da remoção do AA (como Winback), outros ficam um pouco pior (como StarFox), no caso você terá que julgar o que funcionará para você...

    Na minha opinião o AA excessivo da Nintendo no N64 é mais uma maldição, pois muito jogos envelheceram mal graficamente falando, além disso afeta diretamente o framerate de alguns jogos.

  3. DEMÔNIO DAS CRIPTOMOEDAS escreveu:
    10 de agosto de 2021 às 10:21
     

    Não faz sentido na minha opinião tirar uma das principais vantagens do N64 sobre o PSX, os filtros e o anti-alising que foi feito pra deixar a imagem mais bonita!

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template