quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mais um conto de utilidade pública: O combate a impotência!

Posted by | abril 13, 2016



O Nintendo 64 é um bom videogame quando se trata de durabilidade, é possível que se o console for bem cuidado ao longo desses anos ele ainda esteja funcionando perfeitamente. Não só isso, os próprios cartuchos em si são bem duráveis, resistindo a vários tipos de incidentes, tanto ao extremo calor e frio, somente os cartuchos que usam bateria sendo um empecilho, que é facilmente contornado trocando a mesma. Contudo, em meio a todos os aspectos bons disso, sempre existe um que é o ponto fraco e o do N64, que é pior e mais chato de todos, é: o analógico.



O analógico se trata da principal forma de interação entre o usuário e o game, exceto em alguns jogos, e vários jogos foram projetados para se aproveitar desse novo elemento no controle, como o próprio Super Mario 64. Infelizmente, ao longo do tempo e do uso contínuo, chegará a hora que o analógico não ficará mais reto, ou seja, sofrerá de impotência. Essa tecnologia de analógico ficou restrita ao N64, em outros consoles e nas futuras gerações, o tipo de analógico já era outro.

Assim como todos, eu já sofri desse maldito mal (não eu! O controle! shuahsu), e como já contei em meu relação sobre usar N64 em televisões modernas (caso não tenham lido, clique aqui), eu tentei por muito tempo tentar encontrar a solução para esse problema também. Algo muito bom é que atualmente é possível resolver praticamente qualquer tipo de problema, e não estou me referindo aos métodos que encontramos na internet (ou as pílulas azul).

A alguns anos atrás surgiu um analógico de reposição para o Nintendo 64 ao melhor estilo Nintendo Game Cube (!), sim, um analógico que é parecido com o do NGC. Na época eu fiquei feliz por existe algo assim, uma solução mais fácil para resolver isso e devolver a vida saudável do controle. Obviamente eu pesquisei bastante sobre o analógico antes de comprar e os comentários/opiniões que eu encontrei elogiavam bastante esse analógico.

(Imagens meramente ilustrativas)


Assim eu comprei, sendo dois pelo MercadoLivre para reviver dois controles de maneira mais imediato e outros dois pelo Ebay já que eu não teria mais pressa.

A pergunta que todos querem fazer: Esse analógico é bom?

A resposta é: Sim, entretanto com ressalvas.
O analógico tem uma ótima pegada, se encaixa perfeitamente no controle, a reposição é bem fácil e qualquer pessoa pode fazê-lo, sendo somente o formato dele diferente do padrão Nintendo. Ele funciona bem, eu testei em diversos jogos, aliás eu re-terminei o Super Mario 64 com ele e estava jogando o Conker.

Ele tem um problema, que dependendo do jogo é fatal: a sensibilidade!
Basicamente é o seguinte, esse analógico não tem a mesma sensibilidade/precisão que o analógico original, em alguns jogos isso não atrapalha, como já citei eu joguei Super Mario 64 e Conker, só que outros jogos onde a precisão é mais necessária o gameplay é prejudicado, exemplo disso é o 007 Goldeneye e F-zero X. Em 007 tornou-se uma tarefa difícil mirar com o analógico (isso pode ser contornado usando o C’s como controle da mira), F-Zero X foi ruim, pois em alguns pistas não tem barreiras e qualquer erro pode ter jogar para fora (e F-Zero X é bem punitivo quando se trata desse tipo de erro).



(Um vídeo explicando um pouco melhor sobre o assunto)

Ainda sim, eu acho que é uma compra que vale a pena, mesmo com esse pequeno grande detalhe da precisão.

Decepcionado com o resultado que obtive com o 007 goldeneye e F-Zero X, eu decidi apelar novamente para a importação (desculpe ML) para sanar isso e foi ai que adquiri a réplica do analógico de N64.

Algum tempo depois que esse analógico chegou e que maravilha! Primeiramente vejam as fotos.





O ponto negativo quanto a esse analógico é que o fio dele é menor do que os dos outros, tanto do original quanto o do GC, exceto por isso ele é incrivelmente parecido com o analógico original e o melhor ... o desempenho também!


(Fotos reais do analógico já instalado no meu controle)


Os primeiros testes foram o Super Mario 64 (sempre), 007 goldeneye e F-Zero X, e onde eu estava tendo dificuldade com o analógico GC com esse não, foi muito mais fácil mirar e  realizar Headshots precisos.

Infelizmente não sei dizer se esse analógico sofrerá de impotência ao longo do tempo, isso só o tempo e o uso dirá.

Como eu disso no início desse artigo, atualmente é possível encontrar a solução para tudo, somente bastando pesquisar e obter informação correta de como se faz. Assim como no caso de ligar o N64 em uma televisão moderna, eu encontrei a minha solução para o problema do analógico, aqui pode servir de base para te ajudar a resolver o seu problema também, o que não quer dizer que o meu método seja o melhor, cabe você também decidir isso.

E então, você já sofreu de ... quero dizer … seu controle já sofreu de impotência?

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 22 )

Comentários ( 22 )

  1. Jeff Sousa escreveu:
    13 de abril de 2016 às 12:15
     

    Recomendo abrir o analógico e lubrificar com silicone em pasta. O meu durou anos só assim, mas comprei esses "Gamecube-style" para os outros dois controles.

  2. Alexandre Viana escreveu:
    13 de abril de 2016 às 13:55
     

    Isso é uma boa ideia, com certeza.
    Só tenho uma dúvida, depois do analógico lubrificado, ele apresenta um desempenho normal? Não tem nenhum problema na hora de jogar? Não fica meio estranho?

  3. Deivid Schlosser Onório escreveu:
    13 de abril de 2016 às 16:28
     

    O principal problema do Nintendo 64 é exatamente esse: o analógico do controle. Tenho alguns controles originais com analógico bom e dá pena de jogar com eles. Tenho outros com analógico muito mole e ainda não tive tempo de arrumá-los.
    Analógicos padrão game cube tem pontos fortes e fracos mesmo. Terminei Conker e Banjo Tooie com um desse tipo e pode-se dizer que foi uma boa experiência, mas em jogos de primeira pessoa são péssimos.
    A melhor experiência de analógico só tive quando comprei um controle da Hori. Isso sim é um padrão Game Cube decente.

  4. Marcelo Coura escreveu:
    13 de abril de 2016 às 16:29
     

    Eu comprei esse de GC tambem e tive a mesma impressão, jogar Zelda com esse analogico é perfeito até você ter que atirar uma flecha em algum lugar..

  5. Gustavo Machado escreveu:
    13 de abril de 2016 às 22:20
     

    Oi amigo, adorei o site.
    Poderia colocar o link de onde comprou o analogico?
    Parabéns e obrigado.

  6. Orlando C. Neto escreveu:
    14 de abril de 2016 às 00:04
     

    Excelente artigo, preciso arrumar o analógico do meu controle que já está bem impotente kkkkk.

  7. Alexandre Viana escreveu:
    14 de abril de 2016 às 09:08
     

    Oi, Gustavo!
    Muito obrigado!

    Acabou os analógicos do vendedor que comprei, mas eu pesquisei um outro para você:
    http://pt.aliexpress.com/item/Replacement-3D-Thumbstick-Analog-Stick-Joystick-for-N64-Controller-Repair-Parts/32626155577.html

    Caso volte o estoque do vendedor que comprei, o link é esse:
    http://pt.aliexpress.com/item/Free-Shipping-Replacement-3D-Analog-Joystick-for-N64-original-Wired-Controller/32370548809.html

  8. Alexandre Viana escreveu:
    14 de abril de 2016 às 09:12
     

    Eu sempre quis um controle dele, só que é meio difícil de comprar, principalmente pelo preço que cobram.
    Muito legal mesmo!
    Onde você conseguiu o seu?

  9. Alexandre Viana escreveu:
    14 de abril de 2016 às 09:13
     

    Valeu, Orlando!
    Que bom que você gostou!
    Logo eu vou postar mais artigos, principalmente com algumas dicas.

  10. Deivid Schlosser Onório escreveu:
    14 de abril de 2016 às 09:54
     

    Consegui de um vendedor em minha cidade que estava vendendo num preço mais baixo. Infelizmente o preço está muito alto no Brasil, ainda mais com a alta do dólar.
    É possível comprar pelo ebay direto do Japão por cerca de R$250 reais. É um item para colecionador ou quem gosta muito de Nintendo 64, pois tem uma durabilidade bem maior que o controle clássico. Pode-se dizer que é original pois é licenciado pela Nintendo.

  11. Alexandre Viana escreveu:
    14 de abril de 2016 às 10:10
     

    Isso é que é sorte! Parabéns!

    Eu já fiz umas compras internacionais que valeram a pena, se não fosse a desvalorização do reais, eu importaria um desse também.

  12. Marcos escreveu:
    14 de abril de 2016 às 15:04
     

    A precisão do analógico de gamecube é realmente ruim, mas comprei recentemente de um vendedor e disse que a versão atualizada e melhorada deste analógico, e realmente é bem melhor essa nova versão segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754315083-n64-analogico-para-nintendo-64-padro-game-cube-confira-_JM

  13. Alexandre Viana escreveu:
    15 de abril de 2016 às 13:46
     

    Ontem eu fiz uma pesquisa, encontrei pouquíssima coisa sobre essa versão, encontrando somente dois vendedores que tem esse analógico, eu acho estranho que essa nova versão tenha uma divulgação menor, ainda mais por se tratar de uma melhora da versão anterior.

    Se você for comprar, conte-nos a sua experiência com ele. Pode ser?

  14. Marcos escreveu:
    15 de abril de 2016 às 13:53
     

    Então eu tenho a versão antiga e a nova, e realmente a nova é bem melhor, gosto bastante do Goldeneye e a diferença é bem nítida! tbm achei estranho quando comprei pois para mim era só de um tipo e não tinha versões.

  15. Jeff Sousa escreveu:
    20 de abril de 2016 às 03:04
     

    Não, fica a mesma coisa.

  16. Fabiano Ribeiro escreveu:
    29 de abril de 2016 às 14:51
     

    Olá, sou novo aqui no site e gosto muito do nintendo 64.
    Mas o controle realmente é um problema.
    Os meus eu mesmo consertei, até que ficou bom, tenho 1 com esse analógico do GC ai, mas realmente jogos de FPS não fica bom.
    Valeu pelo artigo.

  17. Francisco Fernando escreveu:
    26 de maio de 2016 às 11:09
     

    Nossa Não conhecia esse site. Agora não vou sair daqui mais rsrs. muito boa informação tenho que fazer a troca dos meus aqui.

  18. Carlos Mazmanian escreveu:
    13 de outubro de 2016 às 18:35
     

    Na epoca tive controles paralelos da interact (empresa do game shark), sharkpad, transparente versao 1 e 2 e o analogico era de metal, mas era durao, bem ruim, alem da primeira versao ser bem mais gorda o controle. Dos da nintendo, eu nao lembro exatamente o que eu fiz, mas ha uns 6 anos atras eu arrumei meus controles, tinha uma parada de por borracha escolar esfarelada dentro dessa caixinha, etc.

  19. Rogério paçoca escreveu:
    5 de janeiro de 2017 às 10:06
     

    Tenho uns 6 aqui com impotencia severa! comprei uns analógicos no tio ali.... vamos ver se a coisa melhora rsrsrrss

  20. Alexandre Viana escreveu:
    2 de maio de 2017 às 02:36
     

    6 controles! Você tem muitos!

    Acho que eu tenho 5 funcionais, 2 deles com o Analogico GameCube, 1 com o analogico da Ali Express e outro com o analogico original onde só troquei as engrenagens, o outro fica de reserva (pois nunca se sabe quando vai precisar).

  21. Yves escreveu:
    2 de maio de 2017 às 02:36
     

    Fiz um vídeo review sobre o analógico padrão Game Cube e também sobre as engrenagens para substituição. Se quiserem postar no blog, podem postar:
    https://www.youtube.com/watch?v=hay3lsrax4o&t=2s

    Mas fiz antes de sabe que existem outras verões do analógico...

  22. Marcos Zelante escreveu:
    13 de outubro de 2017 às 17:11
     

    Olá, alguém sabe dizer se é possível adaptar um outro analógico em um controle Superpad 64 da Performance? O analógico dele é diferente, a alavanca é maior e ele é meio esquisito, más é um bom controle. https://uploads.disquscdn.com/images/e700d95d8f77978058f174d607d2576301badf6b875782191812069eaea72891.jpg

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template