segunda-feira, 21 de março de 2016

Controle USB Retrolink N64

Posted by | março 21, 2016



Como eu havia citado no meu post de apresentação, em 2014 eu fiz as minhas primeiras compras internacionais, especificamente, no site Ebay. O primeiro produto que comprei foi um controle USB da Retrolink que tem como característica especial o mesmo formato do controle do Nintendo 64.

A Retrolink é uma empresa que produz diversos tipos de controles, não somente réplicas de controle  de Nintendo 64, ela fabrica também réplicas de controles de outros consoles como de Nes, Snes, Mega Drive, Saturn (que serve também como de Mega Drive por causa do formato), Atari 2600 e Game Cube. Todos eles também são controles destinados a serem usados em Pc via USB.



Depois de 5 meses de espera (o engraçado que essa foi a minha compra que mais demorou), o controle havia chegado e, o melhor, sem ser tributado. Veio o controle na cor preta e um mini-cd para instalar no computador, o que provavelmente, não será necessário ninguém usar pois o controle é plug and play.

Os pontos positivos desse controle são: O cabo do controle é bastante longo e não deverá haver problemas com isso, outro ponto favorável ao produto é ele ser bastante fiel ao controle original sendo que a principal diferença é o logo da Retrolink no lugar de Nintendo. Um detalhe interessante é que ele possui a entrada de expansão para os acessórios no controle, ou seja, é possível colocar o Controller Pak, Rumble Pak e o Transfer Pak, contudo eles não funcionaram, já que é só a entrada e não consta o conector/slot.


(Rumble Pak encaixado no controle)

 (Um espaço vazio que até poderia ser aproveitado)

A parte negativa é que o controle não parece ser feito de um material de boa qualidade, só aparenta, e que o analógico não é tão bom assim mas cumpre o seu papel.

Antes de usar eu sugiro que calibre o analógico do controle, vá para o painel de controle, Hardware e Sons e Dispositivos e Impressoras, lá você deverá encontrar o seu controle. Fazer essa calibração do analógico garante que ele tenha a melhor precisão possível, o que no caso do N64 será muito necessário.

Eu testei esse controle com alguns jogos e o desempenho foi bom, no Super Mario 64 a resposta é muito boa, o Mario anda devagar ou rápido dependendo da posição do analógico (se você configurou corretamente tudo), o jogo que tive mais problema foi o Super Smash Bros, onde o pulo falhava às vezes, entretanto esse problema pode se contornado usando o C para cima. No final, esse controle consegue ser uma boa alternativa para jogar os jogos de Nintendo 64 no Pc.

Caso você queira algo mais real e autêntico, sugiro que vá atrás do Mayflash para o controle de 64, que se trata de um adaptador USB dos controles de 64 para serem usados em computadores e notebooks, ele permite que use dois controles no mesmo dispositivo (caso você use Mac, só pode usar um controle), infelizmente eu não tenho muito do que comentar sobre esse aparato porque o que eu comprei nunca chegou, entretanto a experiência que eu tive com o Mayflash do Dreamcast posso dizer que o resultado foi positivo.




Atualmente, eu jogo Nintendo 64 exclusivamente no console real (depois que eu consegui contornar o problema da imagem na televisão), entretanto o meu controle da Retrolink não perde a sua utilidade, pois eu o uso como controle de Mega Drive!

Alguém tem algum desses acessórios?
Deixe o seu comentário e sua experiência.

Até a próxima.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 0 )

Comentários ( 0 )

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template