sábado, 15 de maio de 2010

Por dentro do assunto #1 - Uma fita do avesso

Posted by | maio 15, 2010

Dae galera! Como su disse na chatbox, mais um milagre conteceu! Eu to postando!! XD


Esse post abre uma série aqui no Nintendo64Brasil, Por dentro do assunto, que o nosso staff pode continuar depois com assuntos desse tipo, por dentro das coisas literalmente.


Hoje vou mostrar a vocês a parte interna de uma fita de 64. Sim, eu desmontei uma minha. E funciona ainda. Antes do tutorial, o formato do parafuso estranho que eu falarei, que fica atrás da sua fita prendendo ela. Temos aqui o estranho (*), o philips (+) e o normal (-). É que no vídeo acaba ficando apagado a imagem dos desenhos aqui.




Ok, agora uma observação antes do vídeo: favor não repararem nos gritos de minha irmã, como "Manhê! Vamo logo!" e "Eu tava assistindo, tá!?". Obrigado.



Obs [2]: as partes em que a TV fica preta e depois volta são efeito de filmar uma TV. Fimagem não fica 100%, mas o jogo tava normal, eu via tudo certinho, só efeito negativo de filmar uma tela mesmo.


Ok? Gostaram? Mas lembrem-se: só tentem caso tenham a chave-de-fenda certa, ou como eu, não se importarem com a fita, caso ela estrague. Até a próxima!

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Comentários ( 14 )

  1. Alan Borges escreveu:
    15 de maio de 2010 às 23:02
     

    para abrir o parafuso do cartucho (aquele em forma de uma estrela com 6 pontas), é preciso usar uma chave chamada de "Gamebit", dizem também que pode usar a Chave Reversed Torx de 3.8mm. MAS ATENÇÃO! A chave Torx deve ser o modelo Reversed!

  2. José Volpato escreveu:
    16 de maio de 2010 às 00:57
     

    Vão no fórum (sem merchant, digo links hoje galera) e eu ensino a fazerem uma chave infernosword's chave do poder que abre tais parafusos do cartucho do N64.

  3. LLL escreveu:
    16 de maio de 2010 às 16:19
     

    Opa! Vou lá Inf!

  4. Gabriel Ventura escreveu:
    17 de maio de 2010 às 10:24
     

    LLL, o componente que vc desconhece o nome, chama-se PROM (Programable Read-Only Memory), e é onde ficam armazenados os dados da Rom do Jogo.

    No caso do N64, os PROM's possuem entre 4MB (como Dr. Mario 64) e 64MB (como no caso do Resident Evil 2).

    Ótimo video para um primeiro post.//
    Espero ter sido útil nesse comentário.//

  5. LLL escreveu:
    17 de maio de 2010 às 13:23
     

    Vlw Gabriel. ^^
    Na verdade é meu segundo post, o primeiro foi uma tinha traduzida do VG Cats, sobre Zelda e a Melodia da Tempestade. Mas tem 2 posts BEM no começo do blog que eu fiz pro Universo 64, que ao fundir-se com o N64Br, vieram pra cá, mas com autoria do Alan/Alexandre.

    Enfim, não que eu ligue....
    Ah! Prometo que ainda esse ano eu faço o review do Etreme-G.... (já deu uns 7 meses de promessa.... to igual políticos... uahsuahsuhasha)

  6. Alan Borges escreveu:
    17 de maio de 2010 às 16:10
     

    lol

    ...mas não seria EEPROM?

  7. José Volpato escreveu:
    18 de maio de 2010 às 00:34
     

    Não, EEPROM você pode apagar através de um pequeno curto (como o que dá reset no seu PC) e entrar com novos dados. Já EPROM, ou PROM como foi citado, na teoria não pode ser apagada (somente com luz ultra-violeta altisima, blá, blá, blá) e é exatamente o que a Nintendo quer, ou seja, que o cartucho não tenha a propriedade de reprogramação. Tanto porque não é necessário e evita que o usuário interaja de maneira não autorizada com o hardware (o console).

  8. Gabriel Ventura escreveu:
    18 de maio de 2010 às 11:52
     

    LLL, eu estava me referindo à primeiro post-Video-produção própria de entretenimento.

    E só pra esclarecer definitivamente:
    Existem diversos tipos de chip-rom, vou tentar resumir aqui.

    PROM - Memória programável de somente leitura.

    EPROM - Memória Programável, que pode ser apagada bombardeando raios UV sobre uma "janela" de cristal presente no chip.

    EEPROM - Memória programavel, eletricamente alterável, pode ser apagada e reescrita com pulsos elétricos.

    Há também outras formas de armazenamento ROM, mas nenhuma é relevante para o N64.//

    Acho que fui mais claro dessa vez.//

  9. LLL escreveu:
    18 de maio de 2010 às 17:39
     

    Ah, ok Gabriel.

    E sim, foi bem claro dessa vez. Agora saquei tudo. Mas ainda não sei mexer "nisso" hehehe
    Um dia....

  10. Willi Weiss (Conta Antiga) escreveu:
    20 de maio de 2010 às 10:20
     

    Muito legal, Lukas! Gostei mesmo! E obrigado por fazer propaganda do meu blog! =D
    Só uma coisa: Quem era aquele cara de camisa azul?

  11. LLL escreveu:
    20 de maio de 2010 às 19:20
     

    Falei disso na chatbox aqui, era meu pai.

  12. mateus xdx escreveu:
    6 de janeiro de 2011 às 12:02
     

    ai me lenbro de um mico que pagei gando o cara me deu banjo tooie e erra didi kong rance

  13. Anônimo escreveu:
    14 de junho de 2011 às 02:44
     

    Realmente bem legal o video mais só para constar é possivel abrir os cartuchos ou até memo o console com um tubo de caneta velha é so dar uma esquentadinha na caneta e colocar no parafuso dai vai ficar no formato do parafuso ou tao bem pegar uma chave de fenda e lixar o meio dela deixando duas pontinhas assim sendo possivel afrochar os parafusos.

  14. dark of escreveu:
    27 de maio de 2012 às 21:55
     

    Lega lkkk

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