É com muito orgulho que chegamos ao post de número 60 de nosso blog, e para comemorar eu fiz uma matéria especial falando sobre os "paks" do Nintendo 64. Paks são aqueles pequenos acessórios que são conectados na parte de trás do joystick. A maioria dos packs aqui citados são variações do Controller Pak e do Rumble Pak.
Controller Pak: Esse é o mais famoso de todos, ele serve pra salvar seu progresso durante o jogo e configurações do mesmo. Ele possui 256kb de memória dividido em 123 páginas. Como a maioria dos jogos se usa a bateria interna do cartucho, o Controller Pak foi pouco ultilizado.
Rumble Pak: Esse acessório causa feedback nos controles, dando um efeito de vibração nas mãos de quem está jogando. Ele foi lançado junto com o jogo Starfox 64, sendo o primeiro jogo a ultilizar esse efeito. Mais tarde, alguns jogos que foram lançados na estréia do Nintendo 64 foram relançados em versões compatíveis com o aparelho. Ele é alimentado com duas pilhas AAA, o que causa certo incômodo. A Sony, posteriormente, incluiu vibração no Dual Shock.
High Rez Pak: É quase igual ao Expansion Pak, porém esse aparelinho faz com que alguns jogos aumentem 4mb a mais na memória RAM, fazendo com que os jogos tenham gráficos suavizados e maior resolução.
Rocker Memory Pak: É um Controller Pak e um Rumble Pak inbutidos. Há um interrupor para você alternar entre o modo R (de rumble) e M (de memory= controller pak). Esse aparelho é muito útil pois acaba com aquela tediosa atividade de pôr e tirar o rumble pra salvar o jogo.
Tilt Pak: Além de ser um Rumble Pak, ele serve como um sensor de movimentos. Ele possui dois níveis de vibração: low e high, funcionando melhor que o próprio rumble pak. Ele também possui a função Turbo, que pode ser programado em todos botões. O foda é que também usa baterias.
Thunder Pak: Ele trabalha da mesma forma com que o rumble pak trabalha. O único diferencial é o fato de ele gastar menos da bateria.
Advanced Force Pak: É mais uma mistura de feedback com armazenamento de memória. Ele possui duas velocidades de vibração e LED indicador. E o melhor: Sem baterias ou pilhas!
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Eu tenho um Memory Card (como nos acostumamos a chamar, mas é o Controller Pack). Esse High Rez pack aí parece com o Expansion Pack, só que o Expansion você coloca no 64, não no controle, e alguns jogos como Donkey Kong 64 e Ocarina of Time requerem ele para serem jogados. Eu tenho ele (o Expansion) mas nenhm jogo que prescise dele. Mas ele também melhora a qualidade dos jogos, é bom.
E eu queria um Rumble... mas ter que ficar pondo e tirando é um tédio.....
Vendo isso o que eu realmente seria sortudo se acahse é o Advanced Force! Sem pilhas nem baterias, grava os jogos, e treme!!
aê alan, parabens e longa vida ao blog!
e otima materia!
[como sempre!]
fuizze abraços!
O controller pak tinha 256KiB, o dobro do Playstation, que tinha 128 KiloBytes (1 Megabit).
Confere ae no meu blog como usar o rumble pack original sem pilha:
http://shadowvp.blogspot.com/2010/10/pode-seguir-que-funciona-beleza-basta.html
AMEI O TILT PAK!
Rumble+Sensor+BOTÕES TURBO(a melhor utilidade hehehe...)= TEM QUE CHAMAR A FAMILIA INTEIRA E COLOCAR EM TODOS OS CONTROLLERS DO 64!!!!!!!!!!!!!
ESSE EU QUERO...
Onde se compra o rocker memory pak?
Mais um que confunde bits com bytes!!
O controller pak tinha 256 kiloBITS, ou seja, 32 kiloBYTES.
O do PS1 tinha 1 megaBIT, ou seja, 128 kiloBYTES.
Na boa, a primeira coisa que aprendi nas aulas de informática foi que um BYTE tem 8 BITS.