quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Controller Pak

Posted by | janeiro 20, 2010

Controller Pak é um acessório do Nintendo 64 semelhante a um Memory Card. Ele permite que você salve suas configurações e seu progresso durante o jogo. O Controller Pak foi comercializado como uma maneira de trocar dados com outros donos de Nintendo 64, uma vez que as informações guardadas no cartucho de jogo não poderiam ser transferidas para outro cartucho.

Os modelos originais do acessório ofereciam 256 Kilobits (aprox. 32kb), e suportavam 123 páginas, sendo possível utilizar 16 slots. Porém, alguns modelos desenvolvidos por terceiros ofereciam maior capacidade. O acessório é alimentado por uma bateria CR2032 comum (aquela com o formato de uma pílula e que é usada em relógios).

O acessório foi muito útil para os primeiros jogos desenvolvidos para a plataforma, porém, o acessório perdeu espaço para a conveniência e a tecnologia de memória EEPROM, e baterias SRAM, tecnologias utilizadas para salvar no próprio cartucho. Ainda assim, alguns jogos fizeram o uso do aparelhinho. A maioria dos jogos que utilizaram o acessório, são jogos de terceiros, devido aos altos custos de produção: Para incorporar essas tecnologias nos cartuchos, a produção encareceria muito.

Alguns jogos usavam o acessórios para salvar dados opcionais, como era o caso de Mario Kart 64, que utilizava 121 páginas para guardar as os dados do modo ghost.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 10 )

Comentários ( 10 )

  1. LLL escreveu:
    22 de janeiro de 2010 às 13:05
     

    Tenho 2 desses. O primeiro soltou a tal "bateria-pírula" e pifou; perdi Tony Hawk's Pro Skaer 3 e mais alguns.... mas logo recuperei. Meu segundo só cabe o THPS3 mesmo, e num sei como eu "acesso" o menu do Controler Pak pra deletar/modificar os saves.

  2. lacmetal escreveu:
    8 de junho de 2010 às 21:43
     
    Este comentário foi removido pelo autor.
  3. lacmetal escreveu:
    8 de junho de 2010 às 21:48
     

    Lukas, ligue o Nintendo 64 segurando Start e com o Controller Pak encaixado que o menu dele aparecerá. Lá você pode deletar os saves antigos. Mas isso não funciona com qualquer cartucho, alguns jogos dão a opção de mexer nos saves dentro do próprio menu do jogo. Abraço

  4. Anônimo escreveu:
    20 de junho de 2011 às 17:44
     

    lacmetal // 8 de junho de 2010 17:48
    brigadoo cara vou ver se funciona brigado mesmo.
    tem msn se tiver me add quero trocar ideia con vc
    powermetal_rox@hotmail.com

  5. Murilo escreveu:
    25 de dezembro de 2014 às 11:52
     

    Eu acabei de comprar o jogo Quake, e na capa diz que é necessário o Controller Pak para salvar o progresso, será mesmo ? alguém que tem o jogo pode me confirmar isso ?

  6. razor67 escreveu:
    21 de agosto de 2016 às 18:27
     

    Há algumas semanas tenho "revivido" meu n64, e gostei muito deste site. Já aprendi muitas coisas com os artigos postados. Ótimo trabalho, espero que o site dure muito tempo. A respeito do Controller Pak (que descobri sua existência esses dias, acredite se quiser), como descubro se é pirata ou original? Quero comprar um, e um vendedor me disse que existe pirata e que pode danificar o console. Não quero entrar em roubada. Agradeço desde já.

  7. Jose Marlon Oliveira escreveu:
    26 de agosto de 2016 às 23:16
     

    Existem diversos modelos "alternativos" de Controller Pak de marcas de empresas especializadas em produzir acessórios para consoles antigos. Alguns contam com funções extras e maior capacidade de armazenamento em relação ao original. Quanto a possibilidade do CP genérico danificar o console, é a primeira vez que ouço isso. O máximo que poderia ocorrer é você perder seu save/progresso lá guardado.

    Pra identificar um original, produzido pela própria Nintendo, é bem simples. Pra começo, ele é exatamente como na última imagem do artigo acima (Os alternativos geralmente adotam um design diferente, embora também existam os "falsificados" na cara dura com o intuito de enganar o cliente): um pequeno cartucho na cor cinza padrão da fitas do N64. A textura do plástico é levemente fosca, com exceção da parte da frente, no local do adesivo frontal (É raro encontrar um CP que venha com esse adesivo hoje em dia), onde deve ser liso. O logo com o nome da Nintendo, dentro do puxador, é impresso no plástico, e nos falsificados normalmente também é liso. E, por fim, os parafusos que o fecham tem de ser idênticos aos dos cartuchos, o que costuma ser o oposto nos falsificados.

    Flws!!

  8. razor67 escreveu:
    27 de agosto de 2016 às 05:08
     

    Caraca! Agradeço pela quantidade de detalhes, me ajudou muito mesmo. E já que estou aqui, vi que a bateria parece acabar rápido. Quando acabar pretendo colocar um suporte para CR2032 para ficar mais fácil de trocar no futuro, e nos cartuchos também. Será que isso pode causar algum problema? E mais uma vez, valeu!!

  9. Jose Marlon Oliveira escreveu:
    28 de agosto de 2016 às 20:03
     

    As baterias na realidade podem durar muitos anos (Entre 5 e 20+). Eu mesmo tenho várias fitas originais que nunca foram modificadas e estão salvando perfeitamente até hoje. Agora sobre o socket para CR2032, você pode fazer isso de boas no Controller Pak original da Nintendo. Nos cartuchos é um pouco complicado, pois o espaço entre a placa e o revestimento metálico (Que não pode ser removido, pois funciona como fio terra) é estreito o bastante para um socket comum. Enfim, em ambos os casos é preciso ter conhecimento técnico pra fazer tais modificações, pois qualquer erro pode afetar o funcionamento dos itens.

    Flws!!

  10. razor67 escreveu:
    29 de agosto de 2016 às 01:13
     

    Exatamente. Eu mesmo tenho meus jogos desde de criança e também salvam. Novamente, agradeço demais a ajuda, e desejo vida longa ao N64 Brasil. Pretendo visitar o site mais vezes, para aprender mais e bater um papo. Valeu!! :D

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template