segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Utilidade pública: Cartuchos que usam bateria interna [Atualizado]

Posted by | setembro 18, 2017

Hoje traremos mais um post de utilidade pública, esse será um complemento do post passado que era sobre os games que são compatíveis com o Controller Pak (clique aqui para ler), a lista de hoje será incrivelmente pequena.


Basicamente, existe esse método de salvamento onde se tem uma bateria (no caso do N64 é a CR2032) onde permite que informações sejam armazenadas no cartucho (método bem similar à BIOS de Pc) enquanto tiver energia, depois que a bateria se esgota as informações são perdidas, com isso, de tempos em tempos é necessário efetuar a troca da bateria. A duração da bateria pode variar, dependendo de game para game, mas pode-se considerar um tempo entre 10 anos a 20 anos.

Essa lista é muito importante para que todos fiquem atentos quanto aos cartuchos. O foco da lista é a versão americana dos games, porém eu vou incluir alguns poucos jogos japoneses.

  • 1080 Snowboarding
  • Dezaemon 3D (JAP, 768Kbit)
  • F-Zero X
  • Harvest Moon 64
  • Hoshi no Kābī 64 (A versão americana do Kirby 64 não usa bateria)
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time
  • Major League Baseball featuring Ken Griffey Jr.
  • Mario Golf
  • The New Tetris
  • Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber
  • Resident Evil 2
  • Super Smash Bros.
  • WCW/NWO Revenge
  • WWF: Wrestlemania 2000
Animal Forrest (a.k.a Animal Crossing) também tem bateria, porém ela é usada para o RTC (relógio interno).

[Atualização] 
O Marcos Zelante, nos comentários citou mais alguns jogos japoneses que tem bateria:
  • Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1 Ketteiban!
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 5
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 6
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 2000
  • Jikkyou Powerful Pro Yakyuu Basic Han 2001
  • Jinsei Game 64
  • Nushi Tsuri 64 - Shiokaze Ni Notte
  • Pocket Monsters Stadium 1

Notem que a quantidade de jogos que usam esse método é muito pequena (ainda bem!), assim ao pesquisar por jogos, lembre-se dessa lista (Off Topic: eu acho engraçado ver um anúncio do tipo "Pokémon Stadium salvando" e penso "mas Pokémon Stadium não tem bateria, por que não salvaria?", isso mostra o nível de informação do vendedor quanto ao produto que ele vende, isso acontece com uma frequência maior do que parece).



Espero que esse post tenha sido de grande utilidade.

Siga-nos em nossas outras redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram.


Compartilhar este artigo
Google ( 6 )

Comentários ( 6 )

  1. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Fala, Marcos!

    Muito obrigado mesmo.
    É difícil de encontrar uma lista que fale dos games japoneses que usam bateria interna, exceto aqueles que são mais famosos e procurados. Eu vou atualizar a lista.



    É interessante que o primeiro "Pokémon Stadium" do Japão usa bateria, pois todos os outros não usam.

  2. Marcos Zelante escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Olá Alex, uma pequena contribuição, para aumentar sua lista, estes são alguns dos jogos japoneses da minha coleção que usam bateria interna:
    - Doubutsu no Mori
    - Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1 Ketteiban!
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 5
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 6
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu 2000
    - Jikkyou Powerful Pro Yakyuu Basic Han 2001
    - Jinsei Game 64
    - Nushi Tsuri 64 - Shiokaze Ni Notte
    - Pocket Monsters Stadium 1

  3. Mardones escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Caraca! Deixa eu vê se eu entendi. Si esses games da lista é que usam aquela pilha redondinha como método de salvamento, e todos os outros que salvam usam aquela outra memória?!

  4. Mardones escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Muito legal, não sabia. Pensei que todos que salvavam usavam a bateria. Ótimo Post.

  5. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 14:23
     

    Sim, o próprio exemplo que citei no texto, Pokémon Stadium 1 e 2 não usam baterias, eles usam outro tipo de memória (algo parecido que usamos em pendrive hoje). Realmente são poucos os games que usam bateria no N64.

  6. Alex Vasco escreveu:
    28 de setembro de 2017 10:28
     

    Eu acredito em um método bem simples pra saber se tem ou n bateria: o peso do cartucho. Se é mais pesadinho é pq tem bateria. Se quiser colocar na lista, mais um game japonês q usa bateria: Shiren the Wnderer 2

© 2009-2016 N64 Brasil | Template: Yanku-template