quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Nova analise do ED64 Plus

Posted by | setembro 20, 2017

Esse post eu já havia escrito a meses atrás, só não o postei antes por puro preguiça.
Eu atualizei ele antes de postar, então terá informações novas e 'interessantes'.
O objetivo do blog não é incentivar a pirataria, só estamos analisando o acessório.


A primeira análise que se tem desse acessório aqui no blog é meio injusto (pode se dizer, apesar de nem análise aquilo é), muita gente que leu, e no final ou não gostaram muito ou concordaram. Acho que está na hora que escrever um texto definitivo sobre esse flashcard e explicar um pouco mais sobre ele.

Como vocês puderam notar no meu texto de dicas para coleção de N64, eu tenho o ED64 Plus. Eu comprei ele no MercadoLivre (ou devo dizer, Facada-nas-costas-livre, um dia poderemos gravar um podcast sobre), eu até achei ele meio caro na época (o preço atual dele no mesmo site é incomparável), eu analisei bem os prós e os contras antes de comprá-lo, para falar a verdade adquirir um desses dependerá do seu objetivo com o N64.

Deixando os motivos de lado, vamos falar sobre ele.

Um cartucho que vale por todos os jogos

A versão que eu uso é uma versão que não é necessário colocar o cartucho em cima (acho que é dai que vem o nome 'PLUS'), antes disso era necessário para usar o chip CIC (que era, resumidamente, a forma como a Nintendo fazia para impedir a pirataria e aplicar o bloqueio de região)  para poder enganar o videogame, sendo assim já vem com um chip pré-instalado, o que o torna ainda melhor. Atualmente, a "versão mais recente" é aquele que o topo do cartucho é reto (a diferença é só na aparência).
(Atrás desse adesivo prateado está o CIC do ED64)

O seu sistema é baseado na primeira versão do Everdrive 64, o que pode parecer primitivo à primeira vista, só que a compatibilidade é enorme, quase todos os jogos funcionam nele (diferente do Snes, o N64 não usa chips especiais), exceto raras exceções (como o Banjoo-Tooie e Jet Force Gemini, perceberam o padrão?), e isso é facilmente solucionado, basta encontrar o patch que remove o bloqueio de pirataria e pronto!

Para os games que salvam na bateria interna ou usar um chip especial para tal (como o EEPROM ou mesmo o Flash RAM de 1Mbit que é o mais foda na era N64), será necessário apertar e segurar o botão reset por 3 segundos, após isso, voltará para o menu do sistema. Eu sugiro você entrar logo em seguida no game para ter certeza que está salvo, como precaução extra copie o save para o seu Pc.

Para os outros games que usam Controller pak para salvar, ainda será obrigatório o uso do mesmo. Existem 19 games no N64 que não possuem nenhum tipo de método de salvamento, para esses não têm jeito mesmo (aqui no blog tem um post falando detalhadamente sobre o Controller Pak).

Algo legal é a possibilidade de trocar o papel de parede do menu, ou mesmo, criar o seu e usá-lo, não vou entrar em detalhes aqui sobre isso, mas poderei postar um tutorial sobre no futuro (para baixar wallpapers, clique aqui). E não se esqueçam que com o Ed64 é possível fazer o esquema de tirar o Anti-aliasing dos games (conforme eu explico nessa postagem).

Infelizmente, o ED64 Plus não tem uma opção de GameShark, o que vou implementado nas versões seguintes do Everdrive 64.

A Alternativa salvadora

Agora, se você quer ir um pouco além, você pode usar o Alt64, que é um sistema open-source (livre para desenvolvimento), que serve como sistema alternativo para o Everdrive, porém que também funciona no Ed64. A principal vantagem de usar esse sistema é que você poderá jogar os ports dos games do 64DD. Isso mesmo!!! Agora é possível com o Ed64 Plus!!! Ou seja, você poderá aproveitar o F-Zero X Expansion Kit em inglês e sem precisar do 64DD!!! (A análise do Rubens desse game usou justamente um Ed64 Plus, clique aqui para ler)
(O menu do ALT64, repare na opção Tv)

O Alt64 também tem uma opção de GameShark (que eu nunca consegui usar, provavelmente só deve funcionar no Everdrive) e foi o único sistema que conseguir fazer o emulador de NES funcionar (não conseguir fazer funcionar no OS padrão do Ed64 Plus, eu não sei o motivo, tem pessoas que conseguem isso no OS padrão sem problema).
(A emulação do NES é bem decente, por incrível que pareça)


Outro diferencial do Alt64 em relação ao OS padrão do Ed64 é que ele tem mais uma opção de "Tv mode", o M-Pal, ou se preferir, o Pal-M (Leia mais no Wikipédia), que é o sistema que usamos no Brasil. Com isso, você poderá forçar a compatibilidade com o game e console (de imagem, claro!), caso o seu N64 seja um nacional que tenha sido transcodificado para Pal-M. Isso ajudará, principalmente, as pessoas que ainda jogam o N64 em Tv's de tubo e com os games que são de "alta resolução".

Só lembrando que o Ed64 não é suportado oficialmente pelo Alt64 (de acordo com o autor, eles não gostam do Ed64 por ser um clone do Everdrive, ou seja, pirataria ['da pirataria'] ¬ ¬ ... hipocrisia a parte), outro ponto importante é que o Alt64 foi abandonado, ou seja, não terá mais atualizações. Por último, a troca de wallpaper é mais difícil e não é tão conveniente.


E por último, o ALT64 tem a opção de poder usar as capas da ROM, algo que para algumas pessoas é excelente.

[Update] Existe uma versão do ALT64 que o criador implementou uma medida de segurança contra o Ed64 onde não é possível salvar, o criador nem saber qual versão é essa, então tome cuidado quanto a isso e evite usar as versões mais recentes do ALT64.

Download ALT64 e outros arquivos para o FlashCard.

Alguns detalhes

Tanto no OS padrão quanto no ALT64 foi possível eu jogar as ROMs hacks, ports e traduções, como por exemplo o port de Doom para N64 (não Doom 64, sim o Doom de Pc), emuladores (como um emulador simples de Mame), os jogos do Aleck 64, como a tradução do Sin & Punishment e o mais recente hack do N64 Goldfinger. Assim, se você quer usar o Ed64 para jogar isso, é perfeitamente possível.

(Com o ED64 é possível jogar o mais recente hack Goldfinger 64)

Além disso, existem alguns "apps", eu testei uma pequena parcela deles, alguns deles são bem úteis como gerenciador do Controller Pak e teste do analógico (o ALT64 já tem um aplicativo desse por padrão no sistema). Outros são somente demos e "besteira" (e quando digo besteira, eu quero dizer besteira mesmo).

Conclusão

Antes de comprar o Ed64 Plus, eu sugiro que você reflita e veja se realmente vale a pena ou não para você, no meu caso, onde não tenho o objetivo de ter todos os games de N64, o Ed64 Plus é ótimo (além de permitir que eu jogue o port fiel do Doom [PC] no N64 e os games do Aleck64).

(Sim, é possível jogar os jogos do Aleck64 e Doom)

E o meu veredito é: Vale a pena comprar o Ed64!(com ressalvas) Principalmente, se a única coisa que você quer fazer com o seu N64 é jogar sem se preocupar com coleção. Agora, se você quer algo melhor do que o Ed64, corra atrás do Everdrive 64, a versão mais recente até consta com uma bateria o que permite o Flashcard salvar os games automaticamente sem necessitar apertar o reset e tem GameShark embutido.

[Update] Aparentemente existe um erro que pode acontecer com o Pokémon Stadium 2, que com o tempo o save pode se corrompe, isso foi corrigido no Everdrive 3.0, então esse erro acontece tanto na primeira versão do Everdrive quanto no 2.5, consequentemente, isso acontece no Ed64 Plus também, então já fique de sobreaviso que talvez você não seja capaz de salvar o Pokémon Stadium 2. Você pode ler mais sobre isso nesse post no forúm do Krikzz (em inglês)
(Infelizmente Pokémon Stadium 2 tem esse problema com o save e só poderá funcionar apropriadamente no Everdrive 3.0)


Vantagens
  • Compatibilidade alta
  • Permite trocar wallpapers
  • É possível usar o ALT64
  • Jogar ROMs hacks, Ports e apps
  • Mais barato que o Everdrive
  • É possível jogar os games do 64DD (mas não salvar)
  • É possível usar o emulador de NES
Desvantagens
  • Possui os mesmos problemas que a versão 1.0 que o Everdrive tinha
  • É necessário usar patch para poder jogar Donkey Kong e Banjoo-Tooie
  • Não é possível usar GameShark ou auto-patch
  • Ainda é necessário apertar o reset para salvar o progresso
  • Apresentará problemas para salvar o Pokémon Stadium 2
  • Não terá atualização de software (tanto no OS padrão quanto no ALT64)
  • Não é possível usar o ALT64 em todo o seu potencial
E vocês? Já tem o Ed64? O que acham dele? Pretende comprá-lo?
Comentem aqui embaixo.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 42 )

Comentários ( 42 )

  1. Leonardo Mota escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Aaaahhh, aí sim, vou tentar e depois te digo se funcionou, muito obrigado, abraço.

  2. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Para jogar no emulador, você tem que fazer essas alterações:
    Project 64 1.6
    Recompiler
    Change Memory & Cache
    8 MB
    Advanced Block Linking Off
    Use First Used Save Type
    Larger Compiler Buffer
    Register Caching
    Use TLB

  3. Ulisses 8 Bits escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Esses cartuchos são lindos, quem poderia imaginar uma maravilha dessas lá nos anos 90, mas hoje é possível! Depois dos emuladores, esses cartuchos foram uma bela descoberta! Principalmente no 64 que tem jogos chatos de emular.

  4. Leonardo Mota escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Olá, blz, td certo, eu não especifiquei, seria pra rodar no emulador mesmo, não se pq ele não abre de jeito alg, abraço.

  5. Marcos Zelante escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Obrigado Alexandre, valeu a dica, vou ver se encontro.

  6. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Oi, Marcos!
    Valeu cara!

    Na verdade, o ED64 Plus é vendido sim no Ali Express, mas é mais difícil de se encontrar, aparentemente eles não podem colocar nomes como "ED64 Plus" ou "Flashcard", acho que eles colocam algo do tipo "Custom game" ou algo parecido! Eu vi um esse mês mesmo!!!
    Se eu ver novamente te dou um toque...

    Essa semana mesmo eu vou postar uma análise, ou amanhã ou sexta!

  7. Marcos Zelante escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Ótimo post, tá aí um acessório q eu gostaria de ter, más ainda não deu. Não estão vendendo mais no Aliexpress, só no Facada Livre. Adoraria poder jogar no próprio console as Rom's dos jogos que não se encontra em cartuchos originais e também aqueles jogos que apenas sonhamos um dia possuir. Sem falar de jogos cancelados como o "40 Winks". Por que, jogar no emulador, com aquele controle USB safado, dá até desgosto.
    Obs. Por favor, façam mais avaliações de jogos.
    Um abraço.

  8. Leonardo Mota escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Ótima análise, parabéns, agora tenho uma sugestão/pedido, faça um tuto mostrando com ousar esse Goldfinger, pois lembro que já tentei umas duas vezes e nunca consegui, abraço.

  9. Rubens Vilela escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Excelente análise. Realmente a outra não tinha feito justiça.
    Só alguns pontos que percebi pela minha experiência: Pokémon Stadium 2 realmente corrompe tanto o save quanto o próprio jogo, mas se deixar a opção de salvamento desativada dá pra jogar sem problemas, claro que sem salvar.
    É possível também salvar os jogos de 64DD, basta esperar uns 10 minutos (tempo literal) depois que resetar.
    Parabéns pelo post.

  10. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Fala, Leonardo! Tudo bem?

    Muito obrigado, estamos aqui para trazer esse conteúdo e poder ajudar todos.

    É simples, só precisa seguir dois passos para jogar o Goldfinger:
    - Ter o Expansion Pak (é obrigatório, sem ele não vai iniciar)
    - Antes de entrar no game, apertar o "R" ou "L" e mudar o tipo de save para 4Kbit (se não fizer isso, não salvará).



    Entendeu? Eu posso depois escrever algo sobre para deixar mais explicativo.

  11. Roberto Fialho escreveu:
    14 de novembro de 2017 às 22:48
     

    Só que nunca volta pra dizer se deu certo..

  12. Netinirvana escreveu:
    26 de janeiro de 2018 às 16:31
     

    Quem tiver afim de usar cheats de Game Shark no ED64, eu fiz esse tutorial:https://youtu.be/e6TGgOZ4lUo

  13. Uelton Oliveira escreveu:
    25 de abril de 2018 às 12:11
     

    Alguém aqui consegui rodar Mário64 traduzida? A rom original roda normalmente porém a traduzida da tela branca na parte de escolher o save

  14. Alexandre Viana escreveu:
    15 de maio de 2018 às 09:22
     

    Você deve ter usado a ROM errada! Você tem que procurar a ROM com a extensão .z64 para traduzir o jogo, se usar a ROM .n64 não dará certo...

  15. Uelton Oliveira escreveu:
    20 de maio de 2018 às 19:35
     

    Então Alexander, eu tenho full set e já baixei alguns na net também todos .z64 e nenhum funcionou, teria algum link do SM ptbr testado por voce que funcionou no ED64?

  16. Alexandre Viana escreveu:
    21 de maio de 2018 às 08:50
     

    Uma pergunta: qual o tamanho da ROM que você está usando?

  17. Uelton Oliveira escreveu:
    21 de maio de 2018 às 19:18
     

    Eu tentei umas 5 ou 6 todas com 24 Mb umas 4 em ptbr e outras 3 em espanhol sendo que olhando agora tem uma de 16mb que eu nao sei se testei.

  18. Alexandre Viana escreveu:
    22 de maio de 2018 às 10:29
     

    Eu posso tentar patchear a rom e ver se funciona, depois eu te digo se deu certo. Blz?

  19. Uelton Oliveira escreveu:
    22 de maio de 2018 às 14:49
     

    Pow amigo eu ficaria muito grato.

  20. Alexandre Viana escreveu:
    28 de maio de 2018 às 09:35
     

    Oi, acabei de fazer o teste e é o seguinte, essa tradução só funciona em emulador mesmo. Eu fiz todo o processo do zero e funciona normalmente no emulador mas não funciona no n64 real, acho que é porque tem que expandi a rom antes. Então infelizmente não será possível jogar.

  21. Uelton Oliveira escreveu:
    29 de maio de 2018 às 19:18
     

    Muito obrigado pela atenção Alexandre é uma pena, engraçado que pelo que me lembro até no wii funciona,só no n64 que não, mas valeu a tentativa.

  22. jullMS escreveu:
    1 de julho de 2018 às 18:08
     

    funciona sim... comprei o ed64plus e chegou essa semana, testei e funcionou de boa.

  23. jullMS escreveu:
    1 de julho de 2018 às 18:11
     

    Alguém sabe como mudar o wallpaper no Alt64?

  24. Alexandre Viana escreveu:
    2 de julho de 2018 às 07:28
     

    Então, esse é o ponto negativo do Alt64, você tem que trocar o wallpaper manualmente (por assim dizer), ou seja, ir até o Pc e colocar um wallpaper no lugar do que está no cartão com a mesma extensão, dimensões e nome (não é fácil e simples como é no sistema padrão).

  25. jullMS escreveu:
    9 de julho de 2018 às 13:04
     

    com essa informação "mesma extensão, dimensões e nome" consegui mudar o wallpaper =) ... só não consegui a fonte, mas isso a gente vai se acostumando ^^... vlw ae, brigadão!!

  26. FA games escreveu:
    11 de setembro de 2018 às 18:09
     

    ola boa tarde tenho um nintendo 64 nacional tirei as travinhas de dentro pra ele rodar jogos japoneses e ele rodou tds menos o pokemon stedium 2 tem alguma jeito de rodar ele com algum cartucho de desblodesblo? vcs sabem dizer se funciona no N64 americano?

  27. Alexandre Viana escreveu:
    12 de setembro de 2018 às 09:11
     

    Oi, FA games! Tudo bem?

    Isso não é algo muito comentado, pois as pessoas acham que o N64 não tem trava de região, entretanto tem sim! Até o momento o que sabemos é que em algum momento de 1999/2000 a Nintendo implementou uma trava de região nos cartuchos, como você mesmo citou o Pokémon Stadium 2 é um deles (jogo de 2000), isso aconteceu comigo com o Kirby 64 (que é de 2000). Se o jogo for antes desse período é certeza que funcionará sem problemas.

    Nós elaboramos uma planilha cujo o objetivo é tentar documentar quais são esses jogos, você pode dar uma olhada aqui:

    https://drive.google.com/open?id=1T4FpK0_A0vzAz9XIoBzMYgb7mK6lu6Ytd8u6KA7BikI


    Se você puder contribuir com a planilha, eu ficaria muito grato.

    Possivelmente esse jogo (Pokémon Stadium 2) funcione no console americano, entretanto não posso te confirmar isso...


    Obrigado!

  28. Tiago Gonzaga escreveu:
    19 de outubro de 2018 às 00:46
     

    acabei de adquirir um ED64plus, achei muito bom principalmente porque da pra baixar um save 100% na internet como o do 007 goldeneyer, mario kart e sair jogando com os amigos

  29. Alexandre Viana escreveu:
    22 de outubro de 2018 às 10:27
     

    Puxa cara, que legal!


    Eu até faço a mesma coisa, como eu tenho o Everdrive fica mais fácil de jogar com a galera pois não precisa ficar tirando e colocando um novo cartucho, é só resetar o console e escolher um novo game.

    Além de não precisar pagar um fortuna para jogar determinado jogos (como os que você citou).

    Valeu por comentar aqui no blog! Até...

  30. Gabriel Oliveira escreveu:
    30 de janeiro de 2019 às 16:49
     

    Estou com problemas pra conseguir rodar ele no ED64 plus, quando aparece o menu e pede pra apertar start, a tela fica branca e trava, alguem consegue me ajudar?

  31. Gabriel Oliveira escreveu:
    30 de janeiro de 2019 às 17:10
     

    mas você conseguiu com a room traduzida?

  32. Alexandre Viana escreveu:
    31 de janeiro de 2019 às 14:27
     

    É a versão do jogo traduzida? Se for, não vai rodar mesmo.


    Qual é o tamanho do arquivo? 24mb?

  33. Gabriel Oliveira escreveu:
    5 de fevereiro de 2019 às 16:17
     

    Alexandre, estava dando uma olhada nos comentarios aqui...
    A traduzida não vai mesmo, apenas a original...
    a original tem 8mb e traduzida tem 24mb
    Não tem mesmo outra alternativa pra jogar em PT?

  34. Alexandre Viana escreveu:
    6 de fevereiro de 2019 às 16:26
     

    No hardware real? Acho que não...


    Pois eu mesmo já tentei aplicar o pattch do zero e não deu...


    Infelizmente essa tradução foi feita para o emulador mesmo (o emulador de N64 é muito impreciso).

  35. Juliano Souza escreveu:
    26 de março de 2019 às 10:10
     

    desculpe a demora!! sim, consegui sim... no video que fiz de unboxing/review jogo o Super Mario 64 traduzido.

  36. Gabriel Oliveira escreveu:
    27 de março de 2019 às 15:40
     

    onde posso encontrar o video?
    pode , me mandar um link?

  37. jullMS escreveu:
    29 de março de 2019 às 18:25
     

    a partir de 17:52
    https://www.youtube.com/watch?v=msAotr5BjuI&t=1061s

    *caso não possa compartilhar link aqui, por gentileza excluírem minha postagem*

  38. jullMS escreveu:
    29 de março de 2019 às 18:31
     

    a partir de 17:52
    https://www.youtube.com/watch?v=msAotr5BjuI&t=1061s

    *caso não possa compartilhar link aqui, por gentileza excluírem minha postagem*

  39. Paulo Andrés escreveu:
    9 de setembro de 2019 às 17:21
     

    Cara, valeu pelas informações, comprei um no Ali, segui seus links, e rodando de boas com o Alt64. O único problema que to enfrentando é que o Goldeeye 007 não quer salvar... dá uma mensagem de erro depois de resetar. Testei com outros jogos que usam o save de EP4k, todos salvam normal, mas o Golden eye não quer salvar. Testei diferentes roms, fazes ideia do que posso estar fazendo de errado?

  40. Alexandre Viana escreveu:
    13 de setembro de 2019 às 09:59
     

    Eu não faço ideia do que pode está acontecendo.


    Se eu não me engano é possível você criar um arquivo txt que tem como função "forçar" o flashcard a usar um método de salvamento com determinado jogo. Talvez se você fizer isso com o GoldenEye possa resolver esse problema.


    Para saber como funciona, veja esse link:
    https://krikzz.com/forum/index.php?topic=5582.0

  41. Paulo Andrés escreveu:
    13 de setembro de 2019 às 16:16
     

    Opa, valeu pela resposta, depois vou tentar seguir seu conselho e criar o txt como diz no forum (até por que parece que informa o Ed64 de outras excessões que o cara lista ali). Por enquanto to usando a versão européia do jogo (hackeada pra NTSC), estranhamente a versão européia salva corretamente (e ambos estão configurados pra save 4kb. Obrigado pela resposta, foi de bastante ajuda.

  42. Ulysses Vieira Quaresma escreveu:
    23 de fevereiro de 2024 às 11:33
     

    Olá! Parabéns pelo artigo! Estou com problema de salvamento em alguns jogos, não salvam, nesse caso, são o papel Mario, star wars racer, Zelda Ocarina. Vou ver se consigo baixar os arquivos do alt64 que foram disponibilizados aqui na página, talvez resolva esse problema. Estou achando que a versão do alt que peguei tem essa trava de segurança.

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template