quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Análise GameShark Pro

Posted by | setembro 21, 2017

Nos anos 90 era muito comum ter dispositivos que nos permitiram trapacear nos jogos, como o popular Game Genie para o NES, com esses aparatos os jogadores inseriam códigos que o davam vidas infinitas, invencibilidade, pular níveis, power ups e dentre outros, muitos dos games antigos são conhecidos por serem difíceis então tem um "cheat device" era algo muito bom.

O N64 teve o seu, o nome desse aparato é: GameShark!

Hoje vamos conversar um pouco sobre o GameSark (GS) e as suas funcionalidades que estão além de inserir códigos.

Nadando entre tubarões

Vamos começar com o básico, eu tenho um GS Pro 3.0, um dos últimos as serem fabricados (explicarei melhor daqui a pouco), primeiramente, é preciso colocar um jogos em cima do GS e ligar o console, ao fazer isso corretamente um LED no GS ligará fazendo uma contagem regressiva de 5 a 0 e após isso entrará no menu inicial do GS. Se ocorrer algum erro, aparecerá o número 8.


O GS vem com uma lista de códigos pré-instalado em sua memória, caso queira usar um deles é sobre ir na lista de jogos, encontrar qual jogo está usando, selecionar o código apertando "A", voltar ao menu inicial e iniciar o jogo com o código selecionado. Também é possível iniciar o jogo sem nenhum código ativado.

Agora caso você tenha um código que não esteja incluso na memória do GS (ou jogo), você pode inserir ele sem problema, basta ir no game em si, selecionar a opção "new code", dar um nome e digitar o código, é bem simples todo o processo.

Algo muito bom quanto a esse GS é que ele mostra a porcentagem de memória ocupada, você sempre saberá se ainda tem espaço para mais um jogo ou código, apesar que o GS pode memorizar uma centenas de códigos, então isso não chega a ser uma preocupação.

E uma última opção básica é poder mudar a cor e imagem do plano de fundo, se ela fica estática ou movimentando ou se terá ou não, algo também simples mas que é muito bom ter no GS.

Nadando mais fundo no oceano

Agora vamos falar de algumas coisas que é possível fazer com o GS além dos códigos.

Uma das "features" desse, ou melhor, da versão PRO em si é poder criar os seus próprios cheat!!!!

Sim, com a versão PRO, você pode virar um um Hack em si!!!

Quando você compra o GS novo (eu comprei o meu lacrado!), vem uma fita VHS explicando como fazer isso (ao melhor estilo anos 90), o bom que é possível ver esse mesmo vídeo no YouTube, então em deixarei ele aqui (está em Inglês):

(O Rubens pode um dia traduzi esse vídeo SHUSAHUASH)

Um aviso importante, para poder usar essa feature é obrigatório ter o Expansion Pak, sem ele não funcionará. Porém, teve alguns jogos onde quando eu fui testar isso travou, então isso não funciona com todos os jogos, tenha isso em mente!

Outra vantagem boa de se ter um GS Pro é que ele vem com um gerenciador de Controller Pak muito bom, bem melhor do que o padrão que se encontra no jogos. Com esse gerenciador é possível copiar um save de um Controller Pak para outro, de apagar ou de, até mesmo, formatar um Controller Pak completamente. Não só isso, ele permite você copiar um save de um cartucho para o Controller Pak, sim é possível!!!

Entretanto, tenho que fazer uma ressalva, eu testei com dois jogos Super Mario 64 e Chameleon Twist, eu copiei os saves dos jogos para o Controller Pak, apaguei o meu progresso no cartucho e tentei restaurar novamente, com o Chameleon Twist funcionou, porém com o Super Mario 64 não, eu tive rejogar o SM64 100%. Assim, fique ligado nisso também, que pode também não funcionar com qualquer jogo.

Você pode usar o seu GS como um "adaptador" para jogos japoneses, por exemplo, eu já usei o meu GS para jogar Nintendo All-Star Dairantou Smash Bros. (a.k.a Super Smash Bros) no meu console nacional, contudo, isso não funcionará com jogos que são "Region Locked" como o Hoshi No Kirby (a.k.a Kirby 64: The Crystal Shards), ou seja, ele não terá a mesma função de um PassPort Plus III.

Outra coisa para que o GS pode ser usado é o esquema de remover o Anti-Aliasing de alguns jogos, como expliquei em um post anterior (clique aqui para ler melhor).

Ressalvas

O GS tem uma opção chamada "Key Codes", alguns jogos não serão compatíveis imediatamente, para forçar compatibilidade é necessário mudar o Key Code, que são separado em grupos. É muito importante avisar que AO SELECIONAR UM KEY CODE DE UM JOGO ESPECÍFICO AO REINICIAR O GS É OBRIGATÓRIO QUE ESSE JOGO ESTEJA NO GS SE NÃO ELE NÃO FUNCIONARÁ (nunca mude o Key Code caso você não tenha o jogo). O bom é que ao ver o código de um determinado jogo (em uma revista ou site) terá um aviso falando a qual key code ele deve ser usado. Depois de jogar esse jogo especial, ao desligar e ligar o GS voltará ao key code padrão (que é o do Super Mario 64).
(Mario World 64??? O que esse ingleses estavam pensando???)

Determinados jogos ou códigos podem só funcionar em versões específicas do GS, por exemplo, Resident Evil 2 só funciona no GS 3.2 ou 3.3, por isso que as últimas versões são as mais procuradas por terem uma melhor compatibilidade (além de um porta para ligar em um Pc). A minha versão, como citei, é a 3.0, que tem uma boa compatibilidade.

Existem relatos pela internet que o GS não é um dos aparatos mais confiáveis que existem e que podem parar de funcionar do nada, assim tome muito cuidado com o seu!

Tome mais cuidado ainda para não fazer besteira, pois dependendo do que você estiver fazendo pode corrompe algo do cartucho, assim não exagere muito!

Como falei, o GS não é um PassPort Plus, ele não pode ser usado como um adaptador para jogos que sejam Region Locked.

Conclusão

(Esse adesivo na parte de trás indica qual é a versão do GS, fique de olho nisso!)

O GS Pro é um ótimo acessório que tem muitas utilidades que vão além dos cheats!

O canal Hard4Games (H4G) usa o GameShark no Beta Quest, para ver o conteúdo que não esteja presente na versão final do game, por exemplo:



Se você tiver um Everdrive 64 (ou em emulador), você poderá aproveitar esses mesmos features que o GS tem, o GS é mais recomendado para quem tem vários jogos físicos de N64 e que ainda joga eles.

Eu deixarei aqui embaixo um site que contem uma grande seleção de jogos com os seus respectivos códigos:


Vantangens
  • Armazena uma grande quantidade de cheats
  • O gerenciador de Controller Pak é ótimo
  • Fácil de usar (exceto pelo Key Codes)
  • Serve como um adaptador de jogos japoneses no seu N64
  • É possível jogar sem usar cheats
Desvantagens
  • Tem várias versões
  • Criar cheats não funciona com todos os jogos
  • Pode parar de funcionar sem motivo aparente
  •  Key Codes não foram bem implementados
  • Não desbloquear o console com jogos "Region Locked"
  • Nem todos os jogos são compatíveis
  • Precisa do Expansion Pak para poder usar o criador de cheats
  • Opções de personalização do menu são bem "simples"

Espero que tenha gostado dessa análise e que possa ter te ajudado a decidir se irá ou não comprar um GS no futuro.

Deixem um comentário abaixo e até amanhã com mais um post! (que será análise de um jogo e não um post de utilidade pública).

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 5 )

Comentários ( 5 )

  1. Alexandre Viana escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Muitas dessas coisas que citei no texto só foram "descobertas" recentemente, como a remoção do Anti-Aliasing e outra coisa que não citei nesse texto!

    Valeu mais uma vez pelo comentário, é ótimo saber que tem gostado do nosso trabalho!

  2. Marcos Zelante escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Ótima matéria, parabéns! Também tenho o GS v3.0, comprei lacrado, só não assisti a fita VHS por que não tenho mais videocassete. Já inseri vários códigos para meus jogos nele, é um acessório muito bom, indispensável para alguns jogos, o único problema é que eu nunca consegui fazer meu Jet Force Gemini rodar com ele, simplesmente não pega.
    Já o gerenciador de controller pak, ajuda bastante, porém, só consigo fazer funcionar com memory pak comum, não consegui fazer funcionar com o 32x da Nyko.
    Lá no ML, o cara de quem eu comprei ainda tem um à venda, 100conto, lacrado, vale a pena. Tem um outro vendedor "sem noção" oferecendo um GS igual por 675,00.
    Valeu, um abraço!

  3. Leonardo Mota escreveu:
    23 de setembro de 2017 às 14:23
     

    Eu tive um quando era criança, basicamente só usava para colocar vidas e munições infinitas, kkkk, e nem sabia usar muito bem,

  4. Alexandre Viana escreveu:
    9 de outubro de 2017 às 15:13
     

    É algo legal para se ter!
    Infelizmente não existem mais aparato como esse hoje, uma pena!


    Vale a pena, principalmente, pela curiosidade.


    Muito obrigado!

  5. Elioenay Sousa Santiago escreveu:
    30 de dezembro de 2018 às 17:24
     

    Eu também tenho um GS, não me lembro qual é a versão, acho que é a 2, gostaria de saber pra que serve o botãosinho que tem na frente dele, ah e ótima matéria

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template