quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Análise: Pokémon Snap

Posted by | agosto 31, 2017




Ficha técnica
Título: Pokémon Snap
Desenvolvedora: HAL Laboratory e Pax Softnica
Distribuidora: Nintendo
Ano: 1999
Gênero: On-Rail Shooter
Número de jogadores: 1
Método de salvamento:  1Mbit Flash RAM
Compatível com ‘Nada’



Na segunda metade dos anos 90, Pokémon foi uma febre mundial, com ela vieram diversos produtos que tentavam capitalizar em cima, como não poderia ser diferente foram criados diferentes games baseados nos monstrinhos de bolso. Dentre todos esses games, o mais diferente deve ser o Pokémon Snap, um game que também foi um enorme sucesso comercial, vendendo os incríveis 3.63 milhões de cópias mundialmente, sendo o 11ª game do N64 mais vendido.

Na minha segunda análise de game aqui no blog, estaremos analisando o Pokémon Snap, que estranhamente nunca foi analisado aqui. Vamos nessa!


A vida de fotógrafo


Snap é um personagem do anime que é um fotógrafo, em um primeiro momento pode até parecer estranho ter um game baseado exclusivamente em um único personagem, mas como disse, Pokémon era uma mania, então qualquer coisa serve.



A premissa do game é bem simples, você é um fotógrafo onde seu o objetivo é tirar fotos dos Pokémons e vender posteriormente para o Professor Carvalho, o seu caminho é pré-determinado (on-rail), e o game se passa totalmente em primeira pessoa.

Em um primeiro momento isso pode parecer simples, o que não significa que será fácil. Alguns Pokémons serão fáceis para fotografar, para outros é necessário usar truques para conseguir as melhores fotos, se prepare, pois será necessário jogar mais de uma vez cada uma das 7 fases, além disso o game possui diversos segredos e caminhos alternativos. Outro ponto que em um primeiro momento você não terá nenhum item para te ajudar, só depois você contará com outros itens para te auxiliar nessa jornada, como a maçã, Pester Ball e até a Poké-Flute.

Após tirar as fotos vem a parte mais difícil do game, selecionar uma foto de cada Pokémon e submeter para o Professor Carvalho, os critérios dele envolvem tamanho do Pokémon (se ele está pequeno ou grande na foto), Posse, Centralização e dentre outros, entretanto esses critérios parecem bem relativos, muitas vezes você pensa que uma foto é ótima e quando o Professor avalia, ele dará uma pontuação ruim, o que parece ser injusto.

Algo bem legal é que você também poderá selecionar algumas fotos e colocar em um álbum, e você ainda poderá legendar as fotos!!! Então se fotografar aquele momento divertido, insultado ou engraçado, é possível salvar para posteridade.

 (Squirtles em um momento íntimo)

Pokémon Snap conta com 63 Pokémons diferentes ... sim, você não leu errado! SOMENTE 63 POKÉMONS! Por algum motivo, o game não tem 64! O que faria muito sentido. Apesar disso, os Pokémons estão muito bem modelados e com ótimas animações.

Os cenários são variados, representando habitats diferentes, eles até que são bonitos, entretanto tem alguns partes dos cenários que são vazias. Existem alguns momentos que o framerate do game cairá, o que não interfere no jogo, pois como não é um game voltado para a ação, isso não atrapalhará muito.

Por último, é uma pena Pokémon Snap não ser compatível com nenhum acessório do N64, ele poderia suportar o Rumble Pak, no Zelda: Ocarina Of Time o Rumble Pak ajuda a encontrar as Gold Skulltulas, esse mesmo tipo de esquema poderia ser implementado no Snap, o que poderia ajudar na imersão do jogador e a ele conseguir encontrar os Pokémons mais difíceis. Com o Expansion Pak poderia ajudar nas partes que tem a queda de framerate.

Valeu a pena?


Pokémon Snap é um ótimo game, infelizmente é um game bem curto, assim como o Chameleon Twist é um ótimo game para uma jogatina casual, porém tem um fator replay bem alto, pois você poderá jogar novamente para tentar fotografar todos os Pokémons, tentar aumentar o seu Score ou mesmo para tirar fotos engraçadas! É um game que eu recomendo até mesmo para pessoas que não gostam de Pokémon, é um game diferente e relaxante.

E o que vocês acham de Pokémon Snap? Já jogaram essa pérola do N64?


---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 0 )

Comentários ( 0 )

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template