terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cancelado: Warspirits (N64/PSX)

Posted by | dezembro 13, 2016




Atualmente, o mercado de videogames é totalmente diferente de alguns anos atrás, graças a popularização da internet e da sua integração ao games, possibilitou uma mudança para melhor no cenário geral, pois com isso, vários novos estúdios indies poderiam desenvolver e lançar seus games sem se preocupar com questões como financiamento, logística, produção da mídia física, plataforma e dentre outros. O mercado é tão diferente que até mesmo os próprios jogadores podem financiar novos projetos diretamente com os desenvolvedores (como no Kickstarter).

Porém, nos anos 80 e 90 isso era totalmente diferente, e novas empresas teriam que enfrentar toda uma burocracia para poder lançar os seus games (ainda bem que isso mudou). Por isso, não deve ser incomum saber de projetos que foram cancelados por causa disso.

Um desse games era o War Spirits, que estava sendo desenvolvido para o PlayStation 1 e Nintendo 64 pela Candle Light Studios, não se sabe exatamente o período do projeto, podendo ter sido entre os anos de 1997 ou 1998.

Há pouquíssima informação sobre o projeto e do próprio estúdio em si, sabe-se que o motivo do cancelamento foi que a Candle não conseguiu encontrar alguém para financiar o projeto, conforme disse Duncan Chambers:

“Na verdade, eu trabalhei como lead coder na versão de War Spirits para o N64 e o dono da empresa [da Candle] trabalhou na versão de PS1 com outro programador. Meu papel era fazer que o (game) funcionasse no N64.

A razão pela qual nunca foi lançado foi porque a empresa (assim como muitos outros estúdios de game na época) teve dificuldades financeiras e sem um investidor sólido para o game, a empresa, infelizmente, foi fadada a história.”¹

Existe pouca coisa salva sobre o projeto, existem as screenshots, o que mostra que, provavelmente, deveria ser um game de ação, nas palavras de Duncan:

“Para ser honesto, eu realmente não sabia com certeza sobre o que o game era, pois estava em estágio de desenvolvimento da demo[…]”¹









 (Screenshots da versão de PlayStation)

No mais, é difícil de saber mais sobre o projeto.

O único game lançado oficialmente da Candle Light foi o Assault: Retribution, que foi publicado pela Midway em 1998, lançado para o PlayStation 1, exceto por isso, achar mais informações sobre a empresa é difícil.

Sobre o Duncan Chambers é possível ver em seu histórico que ele já trabalhou em diversos projetos nos anos subsequentes, porém, quando vermos as empresas em que ele trabalhou, não consta a Candle, sendo a mais antiga a Runecraft (onde ele trabalhou de 1999 a 2001, antes do Wars Spirits). O que pode ser deduzido é que a Candle Light era uma empresa bem pequena, onde ele criou com outro amigo, infelizmente não deu certo (o que ajuda a explicar a falta de maiores informações).

O legal é ver em quais games o Duncan trabalhou posteriormente, como: Earthworm Jim (PS1), Mega Man Anniversary Collection (XBOX, PS2 e GC), Jackie Chan Adventures (PS2) e Worms Revolution (PC, XBOX360 e PS3), além de outros projetos cancelados, que de acordo com histórico profissional foram mais de 7 (esse cara teve muita sorte).

(Um dos trabalhos de Duncan)


Mais uma história interessante, e que fosse hoje em dia, poderia ter um final totalmente diferente.

Gostarem de mais um artigo da série de games cancelados? Já conhecia esse título?

Comentem e até a próxima!

¹ Trechos retirados do seu site original e traduzido por mim.

Fontes:
Unseen64



---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 3 )

Comentários ( 3 )

  1. Ulisses 8 Bits escreveu:
    28 de dezembro de 2016 às 14:53
     

    Parecia ser legal. Já vi alguns cancelados que provavelmente não iria gostar, o ruim é esses que tinham potencial.

  2. Rubens Vilela escreveu:
    2 de maio de 2017 às 02:36
     

    Pelas imagens parecia ser promissor e interessante. Pena que não vingou.

  3. Carcass Carcass Carcass escreveu:
    9 de janeiro de 2020 às 00:32
     

    ICarlen kkkkk

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template