sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Lost in Translation 4: O Retorno

Posted by | novembro 25, 2016



Depois de muito tempo, estamos de volta com mais um Lost in Translation, a série onde comparamos a diferenças entre as "Cover art" dos games, do que foi lançado no Estados Unidos e no Japão.

Para ler as postagens anteriores dessa série é só clicar abaixo:
Parte 1
Parte 2
Parte 3


Chameleon Twist







A versão americana, mais uma vez é uma arte 3D, que até não é de todo o mal, apesar que o camaleão parece meio estranho. A arte japonese é mais interessante, mesmo que seja em 3D, pois mostra todos os camaleões disponíveis no game (nem todos!), e cada um com a sua personalidade, devo admitir que é uma capa interessante de se admirar.

Recentemente eu fiz uma análise desse game.


Star Wars: Rogue Squadron
















Eis aqui uma exceção a regra!

A Arte da versão americana não é 3D!!! Em vez disso é um desenho, estilo história em quadrinho, isso até tem explicação, o Rogue Squadron é baseado em uma história em quadrinhos!

A Arte japonesa é em 3D e não é tão legal, apesar de mostrar ação, não se compara à loucura da versão ocidental, que tem mais cores que dar mais vida a capa em si.

(Série de quadrinhos que começou em 1995)

Por esse fato, é ótimo saber que a cover art faz essa referência ao material que é baseado.

StarFox 64


Aqui está um caso meio difícil de avaliar! Capa arte aqui tem o seu mérito.

A versão americana destacar a ação espacial, com explosões e as airwings e a GreatFox atirando para sei-lá-onde. O enforque aqui fica para o próprio protagonista, Fox. No geral, não é uma arte ruim, ela poderia ser muito bem melhorada.

Agora a sua contraparte nipônica é mais interessante, temos todos os integrantes na capa, acima deles uma ação muito louco e um Andross muito bem feito! Tudo isso está envolto na insígnia do StarFox, e metade do fundo está no espaço e a outra metade está em uma parede hightech.

Por mais que a arte americana não seja de todo mal, é impossível ignorar que a arte nipônica consegue captar mais a ação do game.


Super Mario 64




Aqui não tem muito o que se comparar, ambas usam o mesmo desenho do Mario, a diferença está no fundo de cada uma, aqui fica à gosto de cada um, se gostar de algo mais minimalista, a da esquerda é para você, se gostar de algo mais "vivo " e colorido, a americana é escolha certa.

Porém, não paramos aqui.


Essa é a capa da Shindō Pak Taiō, ou Shindou Edition, que foi o relançamento do Super Mario 64 com o suporte ao Rumble Pak (e diversas outras mudanças que não cabem serem discutidas aqui), aqui temos algo mais "badass" onde o Mario e Bowser estão de costas, como se estivessem de birra!

Talvez essa não seja um das melhores escolhas! O Mario não combina com essa expressão brava, dar impressão que algo está errado com ele.


The Legend of Zelda: Ocarina of Time




Aqui temos um caso bem complicado que precisará de uma explicação.

Antes do lançamento do Zelda OoT, já era tradução terem diferenças entre as artes do jogos, conforme pode ser visto nos exemplos abaixo:



É possível notar que as arte americana são mais simples e tendem a se focar somente na espada e escudo, o que de significar que o objetivo é dar um ar de nobreza ou medieval para o game, lembrando que, antigamente, não se existia uma divisão tão clara entre os games, mesmo hoje, o gênero da série Zelda é meio polêmico (mas, podemos considerá-lo um Action-RPG ou Adventure/RPG, ou seja, um game de aventura que possui elementos de RPG).

Não há nada de errado na arte ser simples, porém, essa simplicidade também tirar a "personalidade" que a capa possa ter.

Outro fato interessante é que aqui no ocidente, a série Zelda é associado a cor dourado (mais uma vez, para se remeter a nobreza), enquanto no Japão é com a cor verde (exceto no caso do Majora's Mask, como citado no primeiro Lost in Translation).

Com o passar do tempo, essa diferença entre as artes foram abolidas (não totalmente).

E o que acharam de mais um capítulo do Lost in Translation?

Qual arte do Ocarina of Time você prefere? A americana ou japonesa?

 Até a próxima.


Nos acompanhe nas nossas outras páginas do YouTube e Facebook.

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 2 )

2 Comentários

  1. Alexandre Viana escreveu:
    28 de novembro de 2016 às 09:47
     

    Eu gosto de ambas capa do Mario 64 (tanto a americana e a japonesa, exceto da 2ª edição).

    Agora do Zelda, eu fico em dúvida, pois, como eu disse, acho que a arte americana falta "personalidade", e eu gosto demais das ilustrações do Ocarina!

    Mesmo que esse estilo de capa do Zelda seja icônico, ainda sim, eu prefiro a arte desenhada.

    Obrigado por comentar!

  2. Ulisses 8 Bits escreveu:
    2 de maio de 2017 às 02:36
     

    Pra mim ficou basicamente bem parecido com a análise de vocês.
    chameleon jap
    star wars eua
    starfox jap
    mario 64 eua
    zelda eua

    EUA 3 x 2 JAP
    Já o Zelda do Super Nintendo eu prefiro a capa japonesa mesmo.
    Falou Alex!

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template