quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

iQue Player

Posted by | fevereiro 18, 2010

Antes de falar sobre o acessório, é preciso saber um pouco mais sobre a empresa que o produz: A iQue Limited é uma Joint Venture entre a empresa chinesa de Wei Yen, e a Nintendo. Essa parceria foi feita em 2002. A iQue foi a representante oficial da Nintendo na China (assim como a Gradiente era aqui no Brasil). Grande parte dos produtos da Nintendo são vendidos pela iQue.

Mas chega de enrolação e vamos direto ao que interessa:sobre o iQue Player!












O iQue Player é um console lançado exclusivamente na China. Ele foi lançado em 21 de Novembro de 2003, depois que foi apresentado na Tokyo Game Show, uma exposição de jogos que acontece anualmente no Japão. Cogitou-se sobre um possível lançamento do console no Japão, mas isso nunca aconteceu. O principal objetivo do aparelho é driblar a pirataria, e, ao mesmo tempo, oferecer para os consumidores uma alternativa mais em conta. Devido ao baixo poder aquisitivo da população de lá.

O hardware do console é semelhante ao do Nintendo 64, Mas o grande diferencial do iQue Player é que seu hardware é compactado em um único chip. O hardware é embutido no próprio controle, que é ligado diretamente na TV através de uma entrada AV (não sei se o sistema é compatível com outras entradas, como a RF). Assim como no N64, é possível jogar com quatro controllers simultaneamente, por intermédio de um adaptador com quatro entradas e cabos para a TV, mas atenção: Não confunda o adaptador com um console. O hardware do console encontra-se dentro do controle prateado!

Mas a parte mais curiosa do aparelho é o fato de ele não utilizar cartuchos ou CDs. Os jogos são armazenados em pequenos cartões de memória, algo como um pendrive exclusivo para transportar os jogos, que são comprados em quiosques parecidos com um caixa eletrônico. A grande estratégia para driblar a pirataria., devido ao fato de o jogo que é transferido para o cartão de memória ser codificado para funcionar apenas naquele cartão de memória. Cada jogo custava cerca de U$ 6.

O cartão de 64mb possuía 250 blocos, e os (poucos) jogos que foram lançados foram:

Dr. Mario - 13 blocos
F-Zero X - 63 blocos
Mario Kart 64 - 48 blocos
Paper Mario - 160 blocos
Sin and Punishment - 129 blocos
Star Fox 64 - 46 blocos
Super Mario 64 - 31 blocos
The Legend of Zelda: The Ocarina of Time - 114 blocos
Yoshi's Story - 68 blocos
Wave Race - 32 blocos

E para terminar esta matéria, vos deixo com mais imagens do aparelho:













Compartilhar este artigo
Google ( 3 )

Comentários ( 3 )

  1. Link - Lukas - Lucario escreveu:
    19 de fevereiro de 2010 13:38
     

    Todos os jogos dele são conhecidos por mim e pela maioria das pessoas, acretido eu. Isso ajuda o "console" a ser vendido e tudo mais, mas ainda acho um N64 "melhor".

  2. eEUcomISSO [Tassio Bruno] escreveu:
    20 de fevereiro de 2010 15:58
     

    Ahhhhhhh - Eu quero!
    nossa esses chineses sao genios!
    fala serio, colocar todo hardware num chip!! num controle!
    i want this!

    trabalho sensacional de pesquisa grannnde boss! alias, como sempre!

    abrçs pra vc tbm link-lukas,
    e longa vida ao blog!

    Fuizz!

  3. Pablo escreveu:
    16 de abril de 2010 18:56
     

    ideia muito interessante

Postar um comentário

© 2009-2016 N64 Brasil | Template: Yanku-template